«A feira correu de acordo com as expectativas quer a nível de visitantes, quer a nível de expositores, que saíram contentes». É desta forma que Rogério Tenreiro, secretário-geral da AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, uma das promotoras do certame, resume a edição deste ano da tradicional Feira de São Bartolomeu, em Trancoso.
O evento, promovido em parceria com a Trancoso Eventos, decorreu entre 14 e 23 deste mês, e contou com um orçamento de cerca de 300 mil euros. Numa edição que ficou marcada pela requalificação do espaço da feira e a pavimentação de toda a área do recinto, Rogério Tenreiro destacou que «o espaço ficou muito mais agradável e com mais condições. Resultou numa boa aposta, sendo que as pessoas ficaram agradadas, já que uma boa parte do recinto tinha muito pó», recordou. O responsável referiu ainda que «apesar de manter o mesmo formato, a feira teve esta grande inovação ao nível do espaço requalificado e da pavimentação de todo o recinto, sendo que algumas das pessoas nem sabiam que o espaço tinha sido requalificado e ficaram agradavelmente surpreendidas».
Para além de cerca de 180 agentes económicos, a Feira de São Bartolomeu atraiu cerca de 130 mil visitantes, contando, este ano, com os espectáculos musicais de Emanuel, Quim Barreiros, Santos e Pecadores e Just Girls, entre outros. Aquela que é a feira franca mais antiga do país, fundada a 8 de Agosto de 1273, tem um impacto significativo para a cidade de Trancoso, como refere Rogério Tenreiro: «A feira tem consequências para o exterior, ao nível do comércio e da restauração locais, que também penso que ficaram satisfeitos». No próximo mês de Setembro a reunião anual das entidades promotoras definirá algumas estratégias para o próximo ano, o que para já é «prematuro falar».