Arquivo

Mímica de Carlos Martínez hoje no TeatroAgosto

Actor espanhol apresenta “Livros sem Palavras” no espaço Gardunha Viva, onde aborda a importância da literacia

O palco do Festival TeatroAgosto pertence esta noite ao actor de mímica Carlos Martínez, que se apresenta no espaço Gardunha Viva com “Livros sem Palavras”. Nesta recta final do evento, que termina no domingo, há ainda para ver a Companhia do Chapitô e a ESTE – Estação Teatral, além de um espectáculo de rua coordenado por Sérgio Fernandes.

Em “Livros sem Palavras”, agendado para as 22 horas, o espanhol Carlos Martínez aborda uma das temáticas que tem marcado alguns dos seus últimos trabalhos: a importância dos Direitos Humanos. A partir deste espectáculo, o actor centra-se na literacia como direito fundamental e como ferramenta «poderosíssima» para o desenvolvimento humano e social. Carlos Martínez interage com as personagens das histórias mais marcantes da literatura moderna e conduz o público pelas simples ocorrências do quotidiano até à profunda natureza humana. Outro espectáculo em destaque nestes últimos quatro dias do TeatroAgosto, organizado pela associação que lhe dá nome, é “Drákula”, da Companhia do Chapitô, que se debruça sobre o renascimento do famoso Conde Drácula.

No palco amanhã à noite, “Drákula” conta a história de um conde que, recém-regressado a Londres, se apercebe que não consegue abandonar os seus hábitos perversos e nem a sua particular preferência por certos grupos de sangue… A ESTE – Estação Teatral actua no sábado com “Tulius Claunus”, uma peça baseada numa personagem de outra produção deste colectivo – o legionário Tulius, de “Pax Romana”. A partir da técnica de “clown” e na perspectiva de criação de um espectáculo de representação total, onde o corpo do actor assume todos os recursos de comunicação, a personagem foi extraída daquela peça com o intuito de melhor explorar o seu universo. À semelhança de “Livros sem palavras”, “Drákula” e “Tulius Caunus” estão em cena no espaço Gardunha Viva a partir das 22 horas.

“A Marcha dos Andadores” encerra o festival no domingo à tarde. Cerca de uma dezena de formandos de “workshops” do TeatroAgosto vão circular em andas pela Avenida da Liberdade, no Fundão, numa animação de rua que conta ainda com modelagem de balões e alguns quadros de mímica.

Sobre o autor

Leave a Reply