Arquivo

Esperados 300 jovens em encontro em Vila Nova de Foz Côa

A Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda e o IPJ esperam perto de uma centena de inscrições vindas de Espanha

O XIII Encontro de Associações Juvenis do Distrito da Guarda e IV Encontro Transfronteiriço, a decorrer entre 28 e 30 deste mês, deverão levar a Vila Nova de Foz Côa cerca de 300 jovens, lotando a capacidade de alojamento do evento. São estas as expectativas da Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda (FAJDG), que prevê que este seja «o melhor encontro do distrito e da região Centro».

A organização não quis alterar o nome do evento, mas esta edição é, pela primeira vez, «também um encontro da região Centro», explicou, na segunda-feira, Armando Neves, da FAJDG. Das 300 inscrições esperadas, perto de 100 serão espanholas, referiu este responsável, ao acrescentar que outra das novidades deste ano está na duração do encontro, que passa de dois para três dias. Numa conferência de imprensa onde estiveram ainda o director regional do Centro do Instituto Português da Juventude (IPJ), o vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, representantes das associações juvenis anfitriãs – a Gustavo Filipe e a Palacolithicus Juventus – e ainda um elemento da Junta de Castilla y León, todas as entidades envolvidas destacaram a diversidade de oferta de actividades que o concelho proporciona. Uma visita às gravuras rupestres, um “workshop” de prova de vinhos e um passeio de barco no Douro são algumas das actividades previstas.

«Estão reunidas condições extraordinárias para que se faça um grande encontro», afirmou o director regional do Centro do IPJ, Miguel Nascimento, que considerou que o evento reflecte que «o movimento associativo na Guarda é muito forte». A pousada da Juventude da cidade e as instalações do Centro de Alto Rendimento de Canoagem (ACDR) do Pocinho «não irão chegar» para acolher «tantos jovens», congratulou-se este responsável. De acordo com Miguel Nascimento, o evento custa ao IPJ 20 mil euros, que as associações foram buscar ao Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil (PAAJ), aos quais acresce um apoio de mais de 10 mil euros da Câmara de Foz Côa, além de ter enquadramento no Transjuventude.

A participação neste encontro, subordinado ao tema “Rumo à Europa”, é gratuita, incluindo alojamento, refeições e actividades. No programa constam ainda um passeio de burro, um “workshop” de arqueologia experimental, actividades radicais, visita ao Museu da Casa Grande e centro histórico de Freixo de Numão, conferências sobre a Europa – aguardando a organização a confirmação da presença de Mário Soares –, uma noite de DJ’s, entre outros.

Sobre o autor

Leave a Reply