Arquivo

Portugal bateu Irlanda do Norte na Guarda

Daniel Candeias jogou a segunda parte e foi homenageado pela AF Guarda

Foi num Estádio Municipal da Guarda com muito público que a selecção nacional de esperanças venceu a sua congénere da Irlanda do Norte por 2-1 na última terça-feira. Antes do jogo que assinalou a estreia de Oceano no comando técnico dos sub-21, a Associação de Futebol da Guarda homenageou Daniel Candeias, atleta natural de Fornos de Algodres que representa actualmente os espanhóis do Recreativo de Huelva, por empréstimo do FC Porto, onde alinhou desde os iniciados.

A equipa das quinas foi superior durante todo o jogo e teve em Fábio Coentrão, extremo do Benfica, uma das suas melhores unidades, criando muitos desequilíbrios na ala esquerda. Apesar do amplo domínio exercido na primeira parte, Portugal não logrou chegar à vantagem, embora tenha estado por três vezes perto do golo, duas por Castro, e outra por Yazalde que, de cabeça, obrigou o guardião irlandês a uma boa intervenção. No regresso das cabinas, Oceano fez entrar Daniel Candeias para gáudio do público presente no Estádio Municipal, que aplaudiu bastante a entrada do jovem fornense. O primeiro golo da partida chegou aos 57’, por Fábio Coentrão, que só com o guarda-redes pela frente atirou colocado para o fundo da baliza. O segundo não tardou muito, e aos 62’, Yazalde correspondeu com um cabeceamento certeiro ao cruzamento de Castro.

Em desvantagem, a Irlanda do Norte tentou reagir e conseguiu reduzir aos 74’, através de uma grande penalidade cometida por Ruben Lima e convertida por Duffy. Volvidos apenas dois minutos, Johnny Flynn viu o segundo amarelo e recebeu ordem de expulsão de Soares Dias. Aos 78’, Portugal esteve perto do 3-1, mas Marco Matias rematou ao poste. No final da partida, Oceano realçou que «a vitória no primeiro jogo é um marco que fica na minha carreira, mas o mais importante foi ver a atitude dos jogadores. Espero que tenha sido a primeira de muitas vitórias. Os jogadores estão de parabéns, pois trabalharam muito bem», salientou. O próximo compromisso da selecção sub-21 será já na fase de qualificação para o Europeu de 2011 – com Inglaterra, Macedónia, Lituânia e Grécia –, em Setembro.

Portugal bateu Irlanda do Norte na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply