O combate à pobreza, a requalificação urbana e melhoria das condições de vida dos guardenses e o «apoio incondicional» aos projectos estruturantes da autarquia para a cidade são os principais objectivos dos candidatos do PS às três Juntas urbanas da Guarda. Apresentados na segunda-feira, Ernesto Gonçalves recandidata-se na Sé, enquanto José Manuel Brito concorre em S. Vicente e António Monteirinho em S. Miguel.
Actual presidente de uma freguesia «com uma grande componente rural», Ernesto Gonçalves pretende dotar as localidades pertencentes à Sé de «todas as infraestruturas necessárias e condições de habitabilidade para que os habitantes possam viver como os que vivem na cidade», num projecto em desenvolvimento há 16 anos, «mas que ainda não está concluído», reconheceu. Por sua vez, o estreante José Manuel Brito pretende suceder a Manuel Cerdeira à frente da Junta de S. Vicente. Trata-se de «um desafio» que aceitou de «alma e coração» com o objectivo de «engrandecer ainda mais» a freguesia. Nesse sentido, o candidato tenciona propor à Câmara o arranque da construção da Alameda da Ti’Jaquina, um projecto com quase uma década, e que considera «fundamental para melhorar o tráfego naquela zona da freguesia e resolver o problema das inundações no Bairro da Luz», considera.
Reforçando as ideias fortes para as três freguesias, António Monteirinho admitiu que o seu projecto para S. Miguel «ainda não está concluído», mas que as suas grandes prioridades serão «o combate à pobreza, a requalificação urbana e uma via estruturante na freguesia». Já o líder da concelhia da Guarda do PS, Virgílio Bento, sublinhou a necessidade da cidade ter «presidentes de Junta interventivos, que apostem no progresso da Guarda e que, juntamente com a Câmara, tenham capacidade de melhorar as condições de vida das pessoas, de apostar na requalificação urbana e de garantir a melhoria de vida a todos os guardenses». Durante a conferência de imprensa de apresentação dos candidatos, o também vice-presidente da autarquia mostrou-se confiante de que Ernesto Gonçalves, José Manuel Brito e António Monteirinho serão «três propostas ganhadoras, três excelentes candidatos», pelo que acredita que o PS vai ganhar «em qualquer uma destas freguesias». Actualmente, apenas a Junta de S. Miguel é dirigida por um social-democrata, o presidente da concelhia local João Prata.
Rafael Mangana