Arquivo

Buraka Som Sistema e Xutos na Semana Académica da Guarda

“Festa dos estudantes” decorre de 5 a 13 de Maio no pavilhão do NERGA com orçamento de 180 mil euros

«Vamos ter o terceiro melhor cartaz do país». O presidente da Associação Académica da Guarda (AAG) mostra-se bastante entusiasmado com as bandas garantidas para mais uma edição da Semana Académica, que vai ter lugar entre 5 e 13 de Maio no pavilhão do NERGA. Com um orçamento de 180 mil euros, o dobro do ano passado, a festa tem como cabeças de cartaz Buraka Som Sistema e Xutos & Pontapés.

Marco Loureiro enaltece que a AAG «conseguiu trazer as duas bandas nacionais do momento», algo que só as academias de Coimbra e do Porto garantiram e que «nos últimos 10 anos nunca tinha acontecido» na Guarda. No primeiro dia da festa estudantil realiza-se o Baile de Gala, na Quinta de Santo António, em Maçaínhas. O tradicional “Enterro do Caloiro” decorre no dia seguinte e novamente no campus do IPG. Quinta-feira, dia 7, para além da serenata monumental, começa a animação no pavilhão do NERGA com a Noite das Tunas e o DJ Hoffmans. A 8 de Maio sobem então ao palco os Buraka Som Sistema, antes dos Prós & Contras e do DJ Left. No sábado é a vez dos Xutos & Pontapés, mais os 100 Ensaios e o DJ Nudge. Para 10 de Maio está programada a missa de finalistas e, à noite, actuam os Dezperados, Bulldozer e o DJ Faz Festa.

Para segunda-feira não podia faltar Quim Barreiros, juntamente com os Groove e o DJ Vitinho, realizando-se a 12 de Maio a Festa da Cerveja, onde a imperial custará 20 cêntimos «para não se assistir ao desperdício do costume». Nessa noite actuam os Peste & Sida, Ângelo Brás e os Old School. A Semana Académica termina com o desfile académico, agendado para 13 de Maio. Márcio Moreira, tesoureiro da AAG, garante estarem já assegurados «cerca de 50 a 60 por cento» do investimento global. «Não estamos ricos. É um valor já grande, mas não partimos do nada para uma semana destas. Contamos com grandes patrocinadores, o maior é o próprio IPG, mas também do IPJ, Câmara, Unicer e algumas empresas da cidade», salientou Marco Loureiro. Até amanhã, os bilhetes gerais para sócios vão custar 25 euros, passando depois a custar 30. Já a entrada para os Buraka Som Sistema custará 9 euros para estudantes e 13 para não estudantes, enquanto que para os Xutos será de 10 e 15, respectivamente, num dia que vai ser dedicado aos antigos alunos. O presidente da AAG realça que no recinto haverá posto de prevenção e informação sobre o álcool e as drogas leves.

Ricardo Cordeiro

Buraka Som Sistema e Xutos na Semana
        Académica da Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply