Arquivo

QUATRO PAREDES

Crónica

É matéria de Geografia do 9º ano: dependendo do nível de satisfação de cada pessoa em relação ao seu emprego, ela desempenha as suas funções obrigatórias,melhor ou pior. Numa linguagem menos formal, uma pessoa infeliz nunca se esforça tanto no trabalho como uma pessoa feliz.

Sabendo que a adesão à última greve no sector educativo foi bem superior a 90%, eu diria, na minha ignorância, que os professores estão deveras insatisfeitos com as suas condições de trabalho. E, voltando ao raciocínio inicial, um professor insatisfeito não vai dar aulas tão bem como poderia dar. Sendo assim, os alunos vão sair mal preparados e digamos que o nosso país, nesta altura, não precisa de cidadãos mal formados. Já descemos o suficiente, não?

Há uns anos, nunca diria que algum dia ia ouvir um professor bufar numa aula, olhar para o relógio e dizer “ainda falta meia hora…”. Se os alunos, mesmo que tenham o melhor professor de sempre, são incapazes de estar 90 minutos atentos à aula, então, com professores desinteressados, imaginem a situação… Acho que já chegaram ao ponto em que se estão borrifando para os que não estão atentos (desde que não perturbem a aula, claro). Quem quer aprender, aprende. Quem não quer, azar!

Compreendo, a sério. Deve ser frustrante viver até aos 65 anos a repetir vezes sem conta o mesmo discurso, dar o mesmo “chá”… Mas a relação aluno/professor é, embora não pareça, um factor muito importante na aprendizagem e desenvolvimento escolar, a longo prazo. É diferente, pelo menos para mim, ter uma aula com um professor que apenas nos diz para nos virarmos para a frente (ou que não diz absolutamente nada) ou ter uma aula com um professor que não se limite a chamar a atenção dos alunos levantando a voz, mas que utilize outros métodos para nos deixar confortáveis.

A verdade é que os resultados escolares dependem dos alunos, que dependem dos professores e que, por sua vez, dependem do governo e das condições que este lhes oferece. Não é desculpa para os maus resultados, mas o mal já vem de trás…

por Diana Margarido (11.º E)

Sobre o autor

Leave a Reply