O Festival de Outono, que decorreu no fim de semana em Manteigas, cumpriu «o seu objetivo», considera o presidente do município. «Animou o concelho, mostrou as nossas atividades e potencialidades, promoveu os produtos locais, a gastronomia e atraiu turistas», adianta Esmeraldo Carvalhinho.
O certame organizado pela autarquia decorreu na Praça Municipal e incluiu um desfile de moda dedicado ao burel, uma caminhada, uma saída de campo micológica e exposição de cogumelos, concertos e uma mostra de produtos locais. Durante o festival houve ainda degustações de licores e de doces caseiros, bem como sessões de “showcooking” promovidas pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas e o tradicional magusto. Além disso, a vila serrana teve outros motivos para uma visita nesta época do ano proporcionados pela beleza paisagística outonal e pela neve, que chegou mais cedo. «São duas atrações turísticas do nosso concelho, mas temos muitas mais, como o turismo de natureza e aventura, e isso tem-se refletido numa cada vez maior ocupação hoteleira», sublinha o autarca.
De resto, Esmeraldo Carvalhinho recorda que o Festival de Outono culminou três fins de semana de eventos que atraíram muitos visitantes. «Foi assim com a Taça de Portugal de XCM, com o Imaginature – Festival de Fotografia e agora com o Festival de Outono. São atividades que nos ajudam a promover e a dar notoriedade ao concelho e que têm retorno em termos turísticos», declara o edil manteiguense, que destaca também o “boom” de novas unidades hoteleiras na vila e o ressurgimento de empresas têxteis, com base no burel, que já empregam «várias dezenas de trabalhadores».