Na conferência de imprensa de apresentação da primeira Gala de Beneficência da Guarda, Pedro Tavares prometeu «muito “glamour” e qualidade». Quem esteve no pavilhão do NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda, no sábado à noite, ficou com a certeza de que a estas duas qualidades se juntou outra, maior ainda. Os empresários mostraram que, em tempos de crise, ainda é possível ser mais solidário. As 32 crianças que residem na Casa da Sagrada Família, na Guarda, vão sentir a diferença.
Não foram só os empresários que marcaram presença. Alguns representantes do poder politico local e muitas outras pessoas, de áreas diversas, acederam ao convite para aquele que Pedro Tavares chamou do «maior e mais importante evento social organizado pelo NERGA». No final da gala, o presidente do Associação Empresarial estava satisfeito. «Além de termos reunido uma quantia muito simpática, as pessoas ficaram surpreendidas e isso dá-nos ânimo», salientou. O cheque de 10 mil euros foi entregue nessa noite à irmã Clarinda Gaspar, superiora das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, que dirigem a Casa da Sagrada Família, a instituição sorteada no distrito. Sediada na Rua Soeiro Viegas, tem a valência de Actividades de Tempos Livres e desempenha outro papel, ao acolher 32 crianças que, por diversos motivos, não podem estar com as suas famílias. Foi em nome de todas elas que a religiosa agradeceu o donativo e manifestou o desejo de que a gala se repita para apoiar outras entidades.
«A gala mostra o papel social que os empresários acham que têm de ter na sociedade. Houve um sentimento muito bom nesta noite, e as pessoas que estiveram marcaram a diferença», referiu Pedro Tavares. Este sentimento começou a ser construído ainda antes do evento, quando vários produtores vitivinícolas da região ofereceram alguns dos melhores vinhos que se fazem na Beira Interior. Por isso, também eles tiveram uma menção especial: «Agradeço a todas as pessoas que nos ajudaram neste projecto e a todos os que estiveram presentes. Todos marcámos a diferença», sublinhou o dirigente. O gesto foi ainda elogiado por quem recebeu aplausos durante a noite. A By the Music proporcionou um grande espectáculo musical, com vários cantores a cruzarem ópera e napolitanas, mas Yolanda Soares, responsável pela produtora, endereçou ela mesma um aplauso ao gesto solidário do NERGA. Um gesto que, como pediu a irmã Clarinda Gaspar, até se poderá repetir e que conta já com o apoio de Pedro Tavares: «O NERGA deu o mote, mas não será um feudo. Qualquer iniciativa solidária que surgir será bem-vinda», afirmou.
Igor de Sousa Costa