Arquivo

Vilanovenses-Mêda no arranque do Distrital

Vice-campeão regressa dia 28 ao campo da equipa que o impediu de subir à IIIª Divisão da época transacta

Quis o capricho do sorteio que o Sporting da Mêda, um dos mais fortes candidatos à conquista do Distrital da Guarda, arranque o campeonato a jogar em Vila Nova de Tazém, precisamente no campo da equipa que na última jornada da época transacta lhe roubou a possibilidade de subir à IIIª Divisão Nacional. Outra das curiosidades desta ronda inaugural é o facto de Manuel Barbosa, novo técnico do Sabugal que também deverá jogar para campeão, se estrear em casa do Ginásio Figueirense, formação que orientou na temporada transacta nos Nacionais.

A visita do Aguiar da Beira, outro dos assumidos candidatos ao primeiro lugar, ao campo do regressado Celoricense é outro encontro que promete suscitar algum interesse. Os Pinhelenses, também regressados este ano ao principal escalão do futebol distrital, actuam perante o seu público frente ao Vila Cortês do Mondego. Completam a jornada inaugural o Vilar Formoso-Foz Côa, Gouveia-Mileu, Lageosa-Trancoso e NDS-Manteigas. Na segunda jornada, a Mêda recebe a Lageosa, o Sabugal o Gouveia e o Aguiar o Vilar Formoso. Completam a ronda as partidas: Manteigas-Celoricense, Trancoso-NDS, Vila Cortês-Vilanovenses, Mileu-Pinhelenses e Foz Côa-Figueirense. O campeonato que promete ser dos mais disputados dos últimos anos, atendendo a que nesta temporada descem quatro equipas à IIª Divisão, termina a 17 de Maio de 2009. Já a IIª Divisão regista a entrada de duas novas equipas: Guarda Unida (série A) e Seia Futebol Clube (série B), que, deste modo, passa a contar com nove formações, daí que comece mais cedo. Os jogos da primeira jornada na série A, que começa a 16 de Novembro, são Castanheira-Casal de Cinza, Guarda Futebol Clube-Freixo de Numão (curiosamente também foi a última partida da época anterior), Vila Franca das Naves-Guarda Unida e Pala-Soito. Já na série B jogam Açores-Penaverdense, Fornotelheiro-Abadense, Figueiró da Granja-Seia e Paços da Serra-Teixeirense, folgando o Nespereira). As duas séries terminam a 15 de Março.

Quanto à Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda, em que participam todos os clubes inscritos em competições seniores, o sorteio ditou um encontro curioso entre os dois novos clubes, Seia e Guarda Unida. Há ainda várias partidas entre equipas do escalão principal. São elas o Mileu-Aguiar da Beira, Sabugal-Vilanovenses e Mêda-Lageosa. Os restantes jogos são Nespereira-Vilar Formoso, Soito-NDS, Teixeirense-Trancoso, Paços da Serra-Figueiró, Penaverdense-Fornotelheiro, Abadense-Vila Cortês, Freixo de Numão-Foz Côa (duas equipas do mesmo concelho), Guarda Desportiva-Gouveia, Pala-Figueirense, Casal de Cinza-Manteigas e Açores-Pinhelenses. Já o Celoricense jogará fora com o vencedor da pré-eliminatória entre Vila Franca das Naves e Castanheira, agendada para 9 de Novembro. Os jogos da primeira eliminatória disputam-se a 28 Dezembro e a final está agendada para 24 de Abril.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply