Arquivo

Paulo Gomes 30º na maratona olímpica

Atleta de Celorico da Beira diz ter concretizado sonho de 20 anos de carreira

Paulo Gomes foi o melhor português da maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim, corrida na madrugada de sábado, ao classificar-se na 30ª posição, 16 lugares à frente de Hélder Ornelas (46º).

O atleta de Celorico da Beira correu a distância em 2h18mn15s, numa competição ganha por Samuel Kamau Wansiru, de 21 anos. O jovem queniano terminou em 2h06mn32s, superando em quase três minutos o recorde olímpico de 2h09mn21s de Carlos Lopes, obtido na maratona dos Jogos de Los Angeles em 1984. Em Pequim, Paulo Gomes pagou caro o andamento inicial muito rápido, mesmo assim o corredor da Conforlimpa afirmou que o seu principal objectivo foi cumprido: «Cheguei à meta e entrar no Estádio Olímpico completamente cheio e ser saudado com uma salva de palmas era um sonho de uma carreira de 20 anos no atletismo», disse aos jornalistas.

Dedicando a sua prestação à família e aos amigos de Celorico da Beira, o atleta considerou que teve um desempenho «razoável, tendo em conta as circunstâncias» da prova. «Comecei por ir num andamento extremamente rápido, que não era o meu, e acabei por ficar um pouco limitado no final», acrescentou Paulo Gomes, que gostava de ter terminado nos 20 primeiros e só teve um percalço aos 15 quilómetros, quando um japonês parou à sua frente para reabastecer, provocando-lhe uma contracção do músculo quadrícepe.

Sobre o autor

Leave a Reply