O complexo das Piscinas Municipais da Mêda recebe, a partir de amanhã, o IV Open de Ténis Cidade de Mêda. Até domingo, cerca de 40 veteranos do ténis estão na cidade do Nordeste da Beira Interior para participar num misto de competição – com prémios para todos os participantes – e de demonstração aos jovens tenistas que vão aparecendo no concelho. Em jogo estarão bolas “Wilson – US Open” e um “prize money” de dois mil euros.
«Era uma actividade que queríamos incrementar. Aos poucos, temos vindo a melhorar esta “performance” e agora as pessoas já se habituaram», refere João Mourato. O presidente da autarquia, a entidade organizadora, acrescenta que muitos tenistas têm procurado a Câmara para participarem no torneio, mas, por haver «ainda um “ratio” diminuto de capacidade», os concorrentes têm sido convidados pela empresa municipal Nova Mêda. Os participantes vão defrontar-se nos escalões de 45 e 55 anos (masculinos) e de 40 anos (femininos). A prova será supervisionada por Jaime O’ Neill, coadjuvado por Paulo Riachos. Actualmente, a cidade conta com dois campos de ténis no Complexo Desportivo, um outro no centro e mais alguns polidesportivos em freguesias vizinhas que permitem a prática deste desporto.
Esta oferta de instalações tem permitido o aparecimento de diversos praticantes e simpatizantes da modalidade, tanto jovens como mais velhos. No futuro, o objectivo do município é alargar a capacidade do concelho no que respeita à prática do ténis. «Para virem outras pessoas e podermos ter um torneio muito mais pujante e mais forte», justifica João Mourato. O open servirá ainda para mostrar a região aos tenistas convidados, que poderão visitar locais turísticos e históricos do concelho, além de assistir a um espectáculo do grupo de música tradicional portuguesa Raízes da Terra.