Arquivo

QREN apoia desenvolvimento turístico do Vale do Côa

CCDR’s e Associação de Municípios reuniram na última quarta-feira para discutir Plano de Acção

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e do Norte e a Associação de Municípios do Vale do Côa reuniram na última quarta-feira, em Vila Nova de Foz Côa, para discutir o Plano de Acção que vai sustentar o desenvolvimento turístico daquela região, tendo por base o plano estratégico recentemente realizado pela consultora nacional Augusto Mateus e Associados.

Uma das principais conclusões, e ponto consensual entre os participantes, foi o «empenho necessário de todos os municípios na elaboração do Plano de Acção», que será financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O documento deverá responder às exigências e necessidades do Vale do Côa, nomeadamente através da aposta no desenvolvimento turístico. Como âncoras estarão o Parque Arqueológico do Vale do Côa e o Museu do Côa. Além da captação de investimentos estruturantes, será criada uma agência de marketing territorial, para a qual vão ser mobilizados parceiros estratégicos, públicos e privados, com vista «a concertar posições, responder às exigências da procura turística contemporânea e desenvolver e gerir o território do Vale do Côa numa perspectiva empresarial».

Estiveram presentes na sessão Alfredo Marques e Carlos Lage, presidentes das CCDR, o presidente e vice-presidente do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), o coordenador da Acção Integrada de Base Territorial (AIBT) “Turismo e Património do Vale do Côa”, representantes da empresa consultora e o chefe de projecto da Unidade de Missão do Douro.

Sobre o autor

Leave a Reply