A Câmara vai criar o Banco de Voluntariado da Guarda e desafia os munícipes a florir janelas e varandas durante este mês, no âmbito do projecto “Cidade Formosa”.
As duas iniciativas foram apresentadas, na segunda-feira, pelo presidente do município. No primeiro caso, trata-se de reagrupar instituições e voluntários sob a tutela do Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC). «Há muitos cidadãos interessados em ajudar, mas falta quem coordene essa disponibilidade e um modelo de actuação», reconheceu. Joaquim Valente admitiu também que se poderá «melhorar o bem-estar de umas largas centenas de pessoas no município» com esta medida. Por sua vez, Granja de Sousa, responsável pelo SMPC, revelou haver já «muitos jovens inscritos e vários aposentados interessados em ajudar». O Banco poderá começar a funcionar dentro de dois meses. Já o projecto “Cidade Formosa” consiste num concurso em que os guardenses são desafiados a tornar a Guarda «mais bonita e atractiva, melhorando o ambiente urbano».
Para o edil, isto não significa que «a cidade está feia, mas o seu centro histórico é muito marcado pelo granito e tem poucas varandas, além do clima frio também não ajudar». As candidaturas das janelas e varandas concorrentes devem ser apresentadas até 13 de Junho na autarquia, que vai fornecer plantas, flores e algumas floreiras aos interessados. Os vencedores serão conhecidos a 30 de Setembro, sendo que os prémios consistem em vales de compras nas floristas da cidade. Extra-concurso, os estabelecimentos comerciais e de serviços interessados em contribuir para a “Cidade Formosa” terão à sua disposição floreiras e flores, cuja manutenção será assegurada pela autarquia durante um ano. Entretanto, Joaquim Valente participa, hoje, numa caminhada com cerca de 300 crianças das escolas do primeiro ciclo do ensino básico da cidade.
A iniciativa assinala o Dia Mundial do Ambiente e o percurso ligará a Guarda à praia fluvial de Aldeia Viçosa, onde os jovens vão entregar ao presidente um manifesto pelo ambiente. Esta semana a autarquia inicia também uma campanha municipal contra os incêndios florestais.