Arquivo

Rampa da Serra da Estrela começa amanhã

Prova dos circuitos Europeu e Nacional de Montanha tem 71 inscritos

A Rampa Internacional de Portugal – Serra da Estrela – Cidade da Covilhã começa já amanhã. Até domingo, 71 concorrentes vão subir a montanha mais alta de Portugal continental. A prova começa na Covilhã e tem meta instalada junto ao antigo Sanatório dos Ferroviários.

Entre os veículos em prova encontram-se nove Formulas: três Renault (da equipa Rodrive, da cidade anfitriã), quatro Ferrari e dois Porsche.

As inscrições são dominadas por concorrentes estrangeiros, ainda que haja 28 portugueses a marcar presença. Num plano técnico, a prova tem cinco quilómetros e um desnível de 541 metros; a inclinação média é de 9,1 por cento, mas em alguns locais atinge os 9,12 por cento. Os treinos decorrem no sábado de manhã e a primeira subida está marcada para as 15h15 desse dia. No domingo haverá treinos até às 9h, seguindo-se a segunda subida do programa, das 9h30 às 11 horas, estando a terceira subida marcada para entre as 11h30 e as 13 horas. A entrega de prémios está marcada para as 17 horas, no Salão nobre da Câmara da Covilhã. No ano passado, o mais rápido na Rampa Serra da Estrela foi Ander Vilariño, em Reynard F3000. A organização da prova deste fim-de-semana está a cargo do Automóvel Clube de Portugal (ACP), Região de Turismo da Serra da Estrela, Câmara da Covilhã e Turistrela. Naquela que é considerada a mais segura prova do Campeonato Europeu de Montanha, a organização lança alguns apelos aos entusiastas que pretendam assistir ao vivo à Rampa. Respeitar as zonas de público, evitar as partes exteriores das curvas, não atravessar ou invadir a estrada no decorrer da prova, não estar encostado aos rails de protecção, respeitar as instruções da organização e não atirar objectos para a estrada são indicações que, respeitadas, protegem todos os intervenientes e aumentam os níveis de segurança da competição.

Sobre o autor

Leave a Reply