Arquivo

ARTIS começa em Seia

Meia centena de artistas plásticos participam na sétima edição da Festa das Artes e Ideias

Começa com algazarra a edição deste ano da Festa das Artes e Ideias de Seia. Tudo por causa da fanfarra “Kumpania Algazarra”, que vai assinalar a abertura do evento no sábado à noite, no Cine-Teatro da Casa da Cultura.

A ARTIS pretende divulgar e promover a riqueza e variedade das artes, com destaque para os criadores locais, pelo que a iniciativa está aberta a todas as sensibilidades estéticas e habilidades técnicas, sem tema unificador nem júri de admissão. Até ao final do mês participam meia centena de artistas locais e regionais, que apresentam cerca de cem obras nos domínios da escultura, pintura, fotografia e instalação. A pintura pode ser vista no “foyer” do cinema, as fotografias ficarão expostas no edifício da Câmara, enquanto que o posto de turismo terá uma exposição de Sérgio Reis e o Museu de São Romão uma mostra de fotografia – “Marcas de Amor”, de Alberto Cruz.

Além destas propostas, a Casa da Cultura vai acolher um tributo a Tom Jobim (dia 24), conversas informais sobre fotografia (dia 15) e uma noite de poesia (dia 21), com a apresentação do livro “Pelos Rumos da Ilusão”, de Maria José Figueiredo. Para dia 28 está prevista uma performance do projecto StereoEgo, de Oliveira do Hospital, intitulada “Barriosa: Imagens, Sons e Saberes”, que pretende estabelecer uma ponte entre a música contemporânea e a cultura portuguesa. A ARTIS é promovida pela autarquia senense e a Associação de Arte e Imagem.

Sobre o autor

Leave a Reply