Arquivo

Sofia Gomes já conseguiu 3.700 euros

Campanha de Solidariedade “Vamos ajudar a Sofia” começa a dar frutos

A campanha de solidariedade “Vamos ajudar a Sofia”, promovida pela turma do 2º ano do curso de Animação Sóciocultural da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), já rendeu mais de 3.700 euros. «Mas ainda não chega para todo o trabalho necessário», sublinha José Barros, um dos responsáveis pela iniciativa.

Desde Abril que os colegas de Sofia Gomes, de 21 anos, estão a angariar fundos para que a estudante possa ser submetida às cirurgias de reconstituição mamária, da face, do couro cabeludo e das orelhas de que ainda necessita. A jovem sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau em 60 por cento do corpo quando tinha 18 meses, num acidente doméstico com um candeeiro de petróleo. Desde essa altura já foi operada 15 vezes. A solução poderá estar agora nas mãos de um médico brasileiro, Ivo Pitanguy, que teve conhecimento do caso e se disponibilizou para ajudar. «É um dos melhores cirurgiões plásticos do Brasil e conhecido por participar em intervenções de solidariedade», refere José Barros.

Entretanto, a turma espera pelo orçamento de uma clínica portuguesa para as operações de que a jovem necessita e de «novidades» dos Hospitais Universitários de Coimbra, onde tem sido acompanhada. Os benfeitores têm sido os mais diversos, desde privados a empresas, mas o mais surpreendente foi um donativo de 160 euros da Urgência Pediátrica do Hospital Sousa Martins. A conta da Caixa Geral de Depósitos continua aberta, através do NIB 003 503 600 007 907 640 075.

Sobre o autor

Leave a Reply