Quantas pessoas conhece que já experimentaram dietas restritas em busca do peso ideal? A promessa de emagrecimento rápido e sem sacrifícios é encantadora, e atrai diversas pessoas que esperam resolver o problema do excesso de peso/obesidade, de uma hora para outra, sem mudanças de comportamentos, em relação à alimentação e à prática de exercício físico. A Primavera é a altura propícia para o aparecimento das dietas ditas “milagrosas” e de suplementos dietéticos fabulosos publicitados nos meios de comunicação social, para além do aparecimento de profissionais pouco credíveis, que prometem a perda de peso em poucos dias. As dietas apresentadas são diversas, desde a dieta do tipo sanguíneo até à dieta da sopa passando pela dieta da lua. No meio de tantas “soluções, podemos colocar as seguintes questões: Será que essas dietas resultam? Será que elas são capazes de manter o peso perdido para sempre? Será a melhor maneira de perder peso, de forma saudável?
O excesso de peso/obesidade é uma doença que não aparece de um dia para o outro, demora alguns meses e até anos a instalar-se no organismo, por isso o seu tratamento também é moroso. É importante que as pessoas tenham consciência de que a perda de peso repentina dificilmente será mantida por muito tempo. Tratar o excesso de peso/obesidade, implica mudanças de hábitos alimentares, muitas vezes, enraizados desde a infância. Daí a necessidade de empenho e força de vontade permanentes, para levar até ao fim uma mudança de comportamentos.
As dietas que aparecem nesta altura são muito rígidas e muito restritas em calorias e, por isso, a perda de peso é conseguida em pouco tempo, no entanto, apresentam uma série de desvantagens. Em primeiro lugar, não são nutricionalmente equilibradas, tendo por base, muitas vezes, um único alimento, ou um grupo restrito de alimentos, tornando-as monótonas e difíceis de realizar durante um longo período de tempo. O facto de serem restritas pode provocar deficiências de alguns nutrientes. Lembre-se que qualquer dieta alimentar deve ser variada.
Queixas como tonturas, dores de cabeça, ansiedade e irritabilidade são frequentes como consequência de algumas destas dietas. De entre as outras desvantagens da utilização deste tipo de dietas destaco o facto de não ensinarem os indivíduos a seleccionar os melhores alimentos para a sua alimentação, nem os educarem a comer de forma saudável, de modo a diminuir a quantidade de alimentos calóricos ingeridos. Outra desvantagem que tenho que salientar é que, quando interrompidas essas dietas milagrosas e/ou a ingestão desses produtos, a recuperação dos quilos perdidos, é rápida.
Mas se estes factos são conhecidos, porque motivo estas dietas e produtos têm tanto sucesso? A resposta é simples e tem por base a agressividade do marketing, que dirigido a estas dietas e suplementos alimentares promete um emagrecimento rápido e sem esforço, acabando por convencer aqueles que têm peso a mais e pretendem emagrecer rapidamente. E apesar das pessoas já saberem por experiências anteriores que não dão resultados preferem mais uma vez iludir-se.
Relembro que para tratar o excesso de peso/obesidade não existem milagres. A alternativa segura e fiável para perder peso é realizá-la de uma forma lenta, gradual e permanente, associando a educação alimentar à prática regular de actividade física. Se já fez ou está em vias de optar por este tipo de soluções com o intuito de perder peso, reflicta. Valerá a pena arriscar a sua saúde, e no final, não ter a garantia de perder os quilos que tem a mais de uma forma definitiva?
Invista num plano alimentar equilibrado, elaborado por um nutricionista qualificado, pratique exercício físico regularmente e com determinação mantenha-se firme, superando as dificuldades. Modifique gradualmente hábitos alimentares incorrectos, e esteja ciente de que, embora podendo levar algum tempo a adquirir estilos de vida saudável e a atingir o peso desejado, esta tomada de posição trará por certo benefícios a longo prazo para a sua saúde!
Por: Inês Campos