O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) está apostado em divulgar a Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP), de que faz parte o Parque Natural da Serra da Estrela. Para o efeito, lançou um concurso com o objectivo de melhorar as condições de visitação das áreas protegidas de forma integrada e sustentada, para recreio e sensibilização ambiental.
O ICNB, o Instituto de Turismo de Portugal e a Associação de Hotelaria de Portugal, parceiros na iniciativa, pretendem com esta iniciativa aproximar os turistas do património natural do país gerando valor económico para as empresas do sector. Este processo iniciou-se em 1998 e enquadra-se na opção 3 da Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade — “Promover a valorização das Áreas Protegidas (AP) e assegurar a conservação do seu património natural, cultural e social”. As propostas deverão apostar em visitas integradas e relacionar-se com empresas turísticas já instaladas. Com esta cooperação pretende-se «adicionar valor comercial, atractividade e competitividade aos locais a visitar e a produtos turísticos associados», nomeadamente aqueles que nasçam a partir deste concurso.
Aos candidatos propõe-se ainda que colmatem as falhas nas actuais estruturas de acolhimento e apoio de informação ao visitante, bem como de alojamento, restauração e entretenimento em contacto com a Natureza. Um último investimento deverá ser feito no marketing e comunicação desses espaços e dos produtos entretanto concebidos. Em funções já está o Grupo de Trabalho que definirá estrategicamente a visitação em Áreas Protegidas. A missão deste grupo, liderado por Miguel Júdice, é fazer o «devido enquadramento financeiro» das acções. As que forem consideradas prioritárias serão enquadradas no âmbito dos Programas Operacionais do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para 2007-2013, beneficiando de fundos comunitários.