Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, a Câmara de Pinhel está a desafiar os jardins-de-infância e as escolas do 1º Ciclo do concelho a ilustrar uma árvore. A iniciativa envolverá 570 crianças, bem como os seus professores e educadores.
O concurso teve início no dia 3, com a entrega de uma “árvore” em madeira que as crianças e adultos devem ilustrar da forma mais original possível. Além da criatividade, serão avaliadas «a capacidade de escolha adequada dos meios de expressão e dos materiais utilizados, assim como a relação entre os procedimentos escolhidos e o resultado final». Segundo a autarquia, pretende-se «sensibilizar a comunidade escolar para a importância de proteger a floresta», bem como «contribuir para a formação de uma nova geração responsável e empenhada na defesa e preservação do meio ambiente».
O júri percorrerá todas as instituições, onde entregará uma lembrança e um certificado aos pequenos participantes. Os resultados do concurso serão conhecidos no início do terceiro período lectivo.