O Núcleo da Guarda da Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN) definiu como prioridade de intervenção para 2008 a problemática do envelhecimento da população, com base nas conclusões do Estudo de Caracterização Sócio-Económica do distrito que elaborou.
O Núcleo verificou que, na Guarda, os idosos totalizam 25 por cento da população residente, número que projecta a região com um dos distritos mais envelhecidos do país, com um índice de envelhecimento a rondar os 225 por cento. Partindo desta realidade, a actuação do Núcleo da REAPN irá passar, ao longo de todo o ano, pela dinamização de uma rede de instituições, grupos e pessoas que trabalham no terreno em torno da problemática do envelhecimento. O objectivo é «animar parcerias e rentabilizar recursos e potencialidades, promover acções que possibilitem a discussão e a partilha de ideias e experiências sobre esta temática», refere, em comunicado. Para isso, o Núcleo definiu um conjunto de actividades no âmbito das áreas da informação, formação e investigação, dirigidas aos técnicos e dirigentes das instituições e entidades, aos próprios idosos e seus familiares, aos especialistas do envelhecimento e estudantes, mas também à comunidade em geral.
Nesse sentido, em 2008 serão promovidas mesas redondas, grupos de trabalho, fóruns de discussão ou acções de formação. O Núcleo pretende ainda criar um Banco de Ideias, para onde qualquer cidadão poderá enviar a sua sugestão relacionada com a temática do envelhecimento. No final do ano será organizado um encontro para apresentar as conclusões do trabalho realizado e disponibilizadas informações, além da organização de momentos lúdico-culturais para idosos, familiares, técnicos, dirigentes de intervenção e a comunidade em geral.