A Pousada de Santa Eufêmia, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira, deverá abrir as portas no próximo Verão. A garantia foi dada pelo presidente do Inatel, José Alarcão Troni, que adiantou ainda que o acordo definitivo vai ser assinado no próximo dia 21.
«Existe um contrato de promessa, mas o definitivo será assinado a 21 de Fevereiro, em Celorico da Beira, segundo o qual a Câmara entregará a gestão da pousada ao Inatel», refere. Entretanto, segundo o dirigente, serão necessários «três ou quatro meses» para que o Inatel possa equipar a Pousada de Santa Eufêmia. Para José Alarcão Troni o edifício será «um equipamento de referência no turismo de montanha», que será complementado com o Centro de Férias de Fornos de Algodres, situado a cerca de 10 quilómetro de Linhares da Beira. O responsável adiantou ainda que ambas as infraestruturas terão uma direcção comum. No entanto, destacou que uma das vantagens da Aldeia Histórica é o Centro de Aventura e Desporto ali instalado há mais de uma década. Nesse sentido, o Inatel pretende «internacionalizar Linhares da Beira com a realização de um “open” de parapente», revelou. Quanto ao tempo de concessão deverá ser, de acordo com Alarcão Troni, de 25 anos, sendo que se procederá a uma avaliação da rentabilidade da pousada ao fim dos primeiros cinco anos.
«Neste período o acordo funciona com uma concessão provisória, mas, se for lucrativa e se prolongar, a Câmara de Celorico da Beira terá direito a uma renda ou um benefício pecuniário», realça o presidente do Inatel. Recorde-se que as obras de requalificação da Pousada de Santa Eufêmia foram iniciadas em Agosto de 2000, sete anos depois de terem sido anunciadas pelo Governo de Cavaco Silva. A empreitada foi da responsabilidade da autarquia, num investimento de seis milhões de euros, e está concluída desde 2003. Deveria ter entrado em funcionamento em Julho do ano seguinte, integrada na rede das Pousadas de Portugal. Contudo, a aquisição da Enatur pelo Grupo Pestana pôs um termo às negociações por falta de interesse dos novos donos desta rede de unidades hoteleiras na gestão do edifício em Linhares. Classificada com a categoria de quatro estrelas, a unidade oferece 26 quartos – incluindo três suites, sala de estar, bar, sala polivalente com capacidade para 180 pessoas e campos de ténis. A Pousada de Santa Eufêmia resultou da recuperação do Solar Côrte Real e da Casa Brandão e Melo, incluindo uma capela.