A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico da Guarda obteve a certificação SGQ (Serviços Internacionais de Certificação), na sequência da implementação de um sistema de gestão de qualidade pelas normas NP EN ISO 9001:2000.
Esta norma serve para confirmar que uma organização tem capacidade para, ao mesmo tempo, fornecer produtos/serviços que satisfaçam os requisitos dos clientes e que cumpre as leis e regulamentação vigentes. O sistema de gestão de qualidade agora certificado abrange a formação graduada nas áreas das Tecnologias e da Gestão e a formação pós-secundária, «a actividade fundamental da escola», refere Constantino Rei. Com esta certificação, a ESTG considera ter sido reconhecido o esforço da instituição em assegurar a conformidade dos seus serviços, a satisfação dos seus alunos e a melhoria contínua da qualidade. «Afirma-se como uma escola moderna, perfeitamente integrada nas necessidades do tecido social e empresarial da região, e preparada para os novos desafios da inovação tecnológica», salienta.
O director da escola acrescenta que o processo de certificação «é extremamente ambicioso e integra a quase totalidade dos serviços da ESTG», tendo envolvido um grupo de trabalho, constituído por professores e funcionários, durante mais de dois anos. «O “grande valor acrescentado da implementação do SGQ reside no facto das pessoas serem levadas a esquematizar aquilo que fazem. Ao racionalizarem os processos de trabalho, identificam-se, de uma forma quase natural, possíveis melhorias. A melhoria contínua é, pois, o lema da ESTG, sendo que a certificação agora obtida constitui apenas um passo neste processo que sem fim», sublinha Constantino Rei.