Arquivo

O som que o UPS! tem

Número 4 do fanzine do Aquilo inclui um suporte áudio original criado para cada trabalho publicado

O Aquilo Teatro lança, no sábado, o número 4 do seu fanzine UPS!. A sessão, agendada para o auditório do Paço da Cultura, na Guarda, inclui a audição da banda sonora original criada especialmente para esta edição.

Nesta edição, que se apresenta como um fanzine audiovisual, com suporte áudio original criado para cada um dos trabalhos editados (que se pode ouvir em http://www.myspace.com/zineups) colaboram Kim Prisu, José Vaz, Brown, Anabela Teixeira e João Louro. As ilustrações são de Pedro Zamith, Rui Sousa, Sílvia Neto, Daniel Moreira, Claudine, Nuno Martins, João Currais e Carlos Veloso. Há ainda escultura/fotografia de Daniel Gamelas, fotografia de Simone dos Prazeres, Tiago Rodrigues e Brígida Ribeiro, além da colaboração de Galo Porno e Gabriel Godinho. E também, pela primeira vez, as tiras humorísticas de Marte e Floreal Andrade e “cartoons” de Luís Veloso. Os músicos responsáveis pela sonoplastia são Victor Afonso, Victor Gama, Ulrich Mitzlaff, Tiago Rodrigues, Push, Phantasma, Pedro Lucas, Pedro Almeida, Marcos Silva, Luís Andrade, Julieta Silva, João Louro, Gil Nave, Daniel Gamelas, Carlos Santos, Bruno Felício e Alberto Loops. À noite, o Zincos Bar acolhe a festa de lançamento.

Não é a primeira vez que a UPS! aborda a interdisciplinaridade entre imagem e som. A experiência já tinha sido testada no nº2, publicado em Março de 2003, mas também na exposição “ABDAPB” (A Banda Desenhada a Preto e Branco). Os visitantes puderam ouvir as bandas sonoras dos trabalhos de André Lemos, Rafael Gouveia e Filipe Abranches, musicados por Víctor Afonso, Rodrigo Pinheiro, Luís Andrade e narração de Tó Zé Louro e César Prata. Este fanzine de artes visuais e literárias foi criado em 2001 por João Louro e Brígida Ribeiro, apoiado e editado pelo Aquilo Teatro. O grupo aproveita o dia para inaugurar a segunda exposição do projecto “Reinventar a Arte”, patente no átrio da Câmara da Guarda. A mostra é o resultado do atelier de crianças orientado por Teresa Oliveira. A arte rupestre, Joan Miró e Paul Klee foram os temas propostos, tendo os mais pequenos recriado à sua maneira as pinturas de que mais gostaram. Participam nesta exposição Anais Rietman, Ana Beatriz Passos, Emanuel Amaral, Guilherme Amaral, Íris Casanova, Jordi Marcos, Josué Rietman, Lara Amaral, Rafael Lourenço e Rita Marcos. Este projecto foi apoiado pela ADM Estrela.

Sobre o autor

Leave a Reply