Arquivo

Urgências fecham à noite no Fundão a 2 de Janeiro

Hospital da Covilhã passará a ser o destino obrigatório nesse período

As urgências hospitalares do Fundão vão fechar entre a meia-noite e as 8 horas a partir de 2 de Janeiro, data em que também mudará a sua designação durante o dia, passando a chamar-se de “consulta aberta”. O anúncio foi feito pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), João Pedro Pimentel, na passada segunda-feira.

Esta mudança implica a entrada ao serviço de uma nova viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que chegará ao Fundão numa data a definir, entre 22 de Dezembro e 2 de Janeiro, acrescentou no final de uma reunião na Câmara com responsáveis locais pelas estruturas de saúde e o presidente Manuel Frexes. O Hospital da Covilhã, que já recebia as urgências do Fundão (asseguradas pelos médicos do Centro de Saúde local) sempre que necessário, passará a ser o destino obrigatório durante a noite. Quanto à nova viatura do INEM vai funcionar 24 horas por dia com uma equipa de 10 pessoas em rotação, garantindo dois técnicos paramédicos disponíveis para prestarem suporte básico de vida.

Com estas alterações, João Pedro Pimentel acredita que o atendimento de casos de urgência, sobretudo à noite, «será mais rápido» com a deslocação directa para o Hospital da Covilhã. Durante o dia, as Urgências darão lugar à consulta aberta a doentes agudos, o que permitirá que «sete a oito médicos», que poderiam ser dispensados de praticar urgências por terem mais de 50 anos, possam continuar ao serviço. «A nossa preocupação era que estas mudanças decorressem sem turbulências para a população e é isso que vai acontecer», realçou Manuel Frexes. Entretanto, em Janeiro deverá haver um reforço nas áreas da convalescença e medicina paliativa.

Sobre o autor

Leave a Reply