Arquivo

Duas listas concorrem à AAUBI

Luís Fernandes e Rui Garcia disputam o comando da “casa azul” na próxima quarta-feira

Duas listas vão concorrer aos órgãos da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) nas eleições marcadas para quarta-feira. Luís Fernandes, finalista de Economia e membro da actual direcção, lidera a lista K, enquanto Rui Garcia, trabalhador-estudante de Design Multimédia, é o primeiro da lista T.

O primeiro protagonista do escrutínio adianta que a candidatura ao comando da “casa azul” terá surgido da constatação de que a AAUBI tem «muito mais para dar do que aquilo que tem sido explorado». Como principais projectos, Luís Fernandes destaca a criação de um espaço informativo na rádio e televisão internas da universidade (a RUBI e a TUBI, respectivamente) «para dar cobertura mediática aos eventos promovidos pela associação». Por outro lado, e no domínio da formação, o candidato pretende criar “workshops” «de componente técnica e prática» direccionados, sobretudo, para os cursos de Economia, Gestão e Engenharias, que possam complementar o conhecimento adquirido nas licenciaturas. É que o líder da lista K considera que, «por vezes, peca por ser demasiado teórico». Na área da Cultura, Luís Fernandes garante que eventos como o Proktu – Montra Artística ou o recém-estreado ArtCore – Happening Erótico da Beira Interior terão «continuidade assegurada». Também os núcleos de estudantes vão estar na “linha da frente” das suas prioridades, mas serão «distinguidos e apoiados em função dos projectos apresentados», avisa.

Já Rui Garcia quer abraçar o projecto de uma AAUBI «mais interactiva». De resto, o sentimento «generalizado» de que a associação está «cada vez mais afastada dos estudantes» terá servido de mote à candidatura. Dos projectos da sua equipa conta-se a dinamização da sede da AAUBI ou o retomar de actividades como o Baile de Gala e a Garraiada. Outra das preocupações do candidato diz respeito à Recepção ao Caloiro e à Semana Académica. Eventos que, na sua óptica, deverão ser «imediatamente recuperados para o seio da associação, a quem compete a sua organização», defende. O apoio ao TEATR’UBI será, por outro lado, a principal preocupação do sector cultural. No desporto, serão criadas «sinergias entre os estudantes da licenciatura e as associações desportivas da Covilhã». A preocupação em «aproximar os estudantes da sociedade civil» é, aliás, outro dos grandes objectivos assumidos por Rui Garcia. Este trabalhador-estudante pretende ainda «proporcionar a todos os estudantes a possibilidade de obter o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de formador». Já o rigor nas contas e a contenção financeira nos núcleos de estudantes e na associação são outros dos «desafios» assumidos pela lista T.

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply