Arranca amanhã a “Festa da Abóbora”, promovida pela Quinta da Maúnça e a Câmara da Guarda. Durante dois dias, as ruas da cidade mais alta vão ser palco das tradições do “Halloween”, recentemente adoptadas em Portugal, e onde a abóbora assume um papel de destaque.
Animação de rua, gastronomia, tasquinhas, uma feira agrícola, um desfile de bruxas e o “Fogo das Almas” serão os ingredientes principais desta iniciativa, que também pretende divulgar a agricultura biológica como forma de produção de alimentos mais saudáveis e amigos do ambiente. Amanhã, a partir das 9 horas, haverá decoração alusiva ao tema na Rua Direita e na Rua do Comércio. Já na Praça Velha, e durante todo o dia, haverá música ambiente. Aquele espaço vai acolher ainda uma feira de vendas de produtos regionais, onde estarão presentes várias colectividades do concelho. Para as 21 horas está agendado o Desfile das Bruxas “Coisas do Arco da Velha” pelas ruas da cidade. Trata-se de um espectáculo de interacção com o público e com a própria topomínia dos locais e que congrega os elementos-chave do “Halloween”. Por isso, não faltarão as abóboras, os corvos e os espantalhos. À mesma hora, mas na Praça Velha, terá lugar o “Fogo das Almas”, que não é mais que uma grande fogueira.
No sábado, a “Festa da Abóbora” começa cedo. Pelas 7h30, no mercado municipal, abre as portas uma mini-feira agrícola. Mas será a Praça Velha que vai estar no centro das atenções durante todo o dia. Para ali está prevista uma exposição/concurso de abóboras, além de animação de rua com fogo e pinturas faciais, bombos, rancho, concertinas e a actuação do Grupo de Cantares da Arrifana. Para as 16h30 está marcada uma demonstração de ginástica acrobática. No âmbito desta iniciativa, o trânsito será cortado entre as 20 e as 24 horas de amanhã, na Praça do Município, Largo General Humberto Delgado, Largo Frei Heitor Pinto, Rua Alves Roçadas, Rua do Comércio e Praça Luís de Camões. Haverá, contudo, sinalização alternativa.