Arquivo

Vila Franca das Naves e a A25

Aos sr. ministro das Obras Públicas, Estradas de Portugal e autarcas responsáveis.

O que espera Vila Franca das Naves da A25 e do IP2?

Supunha-se que a A25 abreviasse a distância entre Vila Franca das Naves e a capital de distrito (Guarda). Puro engano. É mais rápido ir pelo antigo IP5, entrando no nó do Sobral, do que apanhar a A25 em Aldeia Rica (Ponte do Ladrão), já que ir da Velosa à Ponte do Ladrão e desta, já na A25 até ao viaduto da Velosa, são 8 (oito) km!!

O trajecto Vila Franca das Naves/Guarda, que poderia ser de 20Km, se quem fez o traçado da A25 tivesse tido o bom senso de deixar um nó de acesso sob o viaduto da Velosa, passou a ser de 28 km!! Como não ficou, sabe-se lá porque razões (?), vai criar-se agora uma ligação/variante ao (futuro) IP2 via Vilares para contentar esta pacata gente da zona de Vila Franca das Naves e arredores. Mas contentar da pior forma, senão vejamos:

De Vila Franca das Naves ao viaduto da Velosa é uma pura linha recta de apenas sete quilómetros, com mais 12 até à Guarda. Vila Franca das Naves ficaria apenas à distância de 19 km da Guarda. Pelo traçado que se pretende implementar, via ligação ao IP2 junto a Vilares, a distância a percorrer entre Vila Franca das Naves/Vilares/nó do IP2/ Ponte do Ladrão/A25 (viaduto da Velosa!)/Guarda passa a ser de 30 (trinta!!) km.

É incrível como os nossos técnicos, com a conivência e talvez exigência (?) de alguns políticos da praça, prejudicam toda uma população que, quando ouviu falar pela primeira vez da A25, pensava que iria ficar mais perto da capital de distrito. Puro engano!

Vila Franca das Naves é uma terra promissora, mas que Trancoso assombra inexoravelmente. Tudo o que a possa beneficiar, a sede de concelho e os seus mandantes tudo farão para que não se concretize, ou pelo menos nada farão para que tal se realize. Em nome das populações residentes nas localidades de Vila Franca das Naves, Cerejo, Granja, Moimentinha, Póvoa do Concelho, Feital, Vale do Seixo, Ribeira do Freixo, Carigas, Vila Garcia, Freixial, Cogula etc… daqui nos insurgimos por não nos terem ligado minimamente e exigimos uma ligação directa à A25 no viaduto da Velosa, rejeitando veementemente a alternativa via IP2, porque a mesma aumenta a distância até à Guarda em mais de 10 km em cada viagem, o que se transforma em 20 km na ida e volta.

Apelamos ao bom senso de quem decide, que ainda em tempo, averigue, analise e decida, por favor, tendo em conta que nesta região reside muita gente que diariamente tem de se deslocar até à Guarda para trabalhar e não só. E que, na ida e volta, tem de percorrer mais 20 (vinte) km absolutamente desnecessários e penalizadores em termos de distância, tempo e custos.

Pelos utentes indignados,

Simão Pena, Vila Franca das Naves

Sobre o autor

Leave a Reply