Arquivo

“Cabaret Molotov” no TMG

Festival Y#5 arranca na Guarda com o Teatro de Marionetas do Porto

“Cabaret Molotov”, do Teatro de Marionetas do Porto, é o primeiro espectáculo do Festival de Artes Performativas Y#5 na Guarda. Esta criação resulta de um trabalho de experimentação e está em cena, sábado à noite, no pequeno auditório do TMG.

Trata-se de um cabaret melancólico por onde deambulam coristas apaixonadas, trapezistas, clowns absurdos, músicos de sete instrumentos, homens-coelho, homens-bala, ursos ciclistas, caniches cantores, dançarinos e bailarinas que dançam ao som de valsas, tangos, polcas, tarantelas e velhas canções de Kurt Weill. “Cabaret Molotov” junta o teatro e uma certa poética associada ao circo, estando igualmente presente uma aproximação ao teatro musical com marionetas, que teve grande expressão na Europa nos meados do século passado. Desde 1988, data da sua formação, o Teatro de Marionetas do Porto produziu e apresentou 23 espectáculos, todos eles representam experiências extremamente diversas ao nível da contemporaneidade do teatro de marionetas. É que o objectivo do grupo é encontrar novas formas de concepção e manipulação de marionetas e novos caminhos para a interpretação e o relacionamento com outras áreas de criação, como a dança, as artes plásticas e a música.

O Festival Y#5 é uma co-produção do TMG e da associação covilhanense Quarta Parede. Até dia 31, a Guarda recebe quatro espectáculos deste evento especializado nas artes performativas, mas o evento decorre também na Casa da Moagem (Fundão) e no auditório do Teatro das Beiras (Covilhã). Nesta cidade estará patente até 30 de Novembro a exposição “Cartells 1975-1999”, de Joan Brossa. A mostra do artista catalão, cujo universo está ligado à poesia visual, é inaugurada amanhã no Núcleo da Real Fábrica de Panos do Museu de Lanifícios da UBI. No sábado, no Fundão, a Quarta Parede propõe teatro de marionetas, com “Branca de Neve”, uma produção do Teatro do Ferro, cujo ponto de partida é o conto homónimo dos irmãos Grimm.

Sobre o autor

Leave a Reply