Mais de três mil peças integram o espólio do primeiro e único Museu da Miniatura Automóvel do país, que será inaugurado no dia 29 em Gouveia. Todos estes pequenos modelos fazem parte da colecção particular de Fernando Taborda, que os cedeu graciosamente para esse efeito, e ficarão expostos no edifício do antigo museu etnográfico da “cidade-jardim”, situado nas traseiras dos Paços do Concelho.
A criação deste espaço resulta de uma parceria, celebrada no ano passado, entre a autarquia, o Clube Escape Livre, o Automóvel Clube de Portugal (ACP) e aquele coleccionador de Lisboa, dono, entre outras, de uma impressionante colecção de miniaturas ligadas ao Rali de Portugal. O projecto começou a germinar em 2004, quando Fernando Taborda sondou Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, para a possibilidade de expor as suas “máquinas”, que estão encaixotadas durante praticamente todo o ano. Posteriormente, o clube guardense abordou várias autarquias, tendo a proposta sido aceite em Gouveia. «Estabelecemos vários contactos e demonstrámos a mais-valia que um equipamento deste género pode ter no turismo da região. A visão estratégica do presidente Álvaro Amaro permitiu que o museu fosse para Gouveia», recorda Luís Celínio, que destaca o facto da cidade ser uma «”porta de entrada”» para a Serra da Estrela, a zona mais visitada da região.
«É um projecto interessante para a nossa terra e, por ser uma estrutura única no país, tenho a certeza que vai impulsionar o turismo local», justificou na altura o presidente gouveense, que conta ter mais um atractivo para o seu município. Nesta fase inaugural o museu vai apresentar, além da colecção particular de Fernando Taborda, uma exposição temporária dedicada aos modelos da Land Rover, da responsabilidade de José Almeida, um coleccionador com raízes na região. Já para o dia da abertura estão programadas diversas iniciativas, nomeadamente a Concentração Histórica Land Rover, que o Escape Livre organiza para os modelos mais antigos da marca inglesa. Nessa tarde realiza-se ainda a primeira conferência de um ciclo sobre temas relacionados com o mundo automóvel. Responsáveis do ACP, da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) e da Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) vão dar “Contributos para uma segurança rodoviária”. O clube tenciona promover trimestralmente as “Conferências de Gouveia… com Escape Livre” e «trazer a Gouveia nomes conhecidos do sector para debater estes assuntos e suscitar a presença de público», anuncia Luís Celínio.
Luis Martins