Arquivo

Benfica vence Torneio Internacional de Juniores da Guarda

“Encarnados” bateram Sporting na final de uma competição que atraiu muito público ao Estádio Municipal

O Benfica foi o grande vencedor do IIIº Torneio Internacional de Juniores da Guarda, que, no último fim-de-semana, atraiu muito público ao Estádio Municipal. No jogo decisivo, os jovens “encarnados” derrotaram os rivais do Sporting através da marcação de grandes penalidades (4-3), depois da partida ter terminado sem golos.

Na terceira posição ficou o Atlético de Madrid, que bateu o NDS, a equipa organizadora da prova, por duas bolas a zero, terminando assim num honroso quarto lugar entre oito participantes. Em quinto ficaram os espanhóis do Real Valladolid, após vencerem o Sporting de Braga por 3-0. Na partida que decidia quem ficava com a indesejada “lanterna vermelha”, o Salamanca derrotou a Académica de Coimbra, também por penáltis (3-1) depois do 0-0 no final do tempo regulamentar. A nível individual, Diogo Amado (Sporting) ganhou o troféu de melhor jogador e Daniel Casaleiro (Benfica) o de melhor guarda-redes. Já o melhor marcador foi o paraguaio Luís Paez (Sporting), com três golos. No final de uma final bastante equilibrada, João Alves, que assumiu há pouco tempo o comando dos juniores do Benfica, mostrou-se naturalmente satisfeito com o triunfo, frisando ser «sempre bom entrar a ganhar», ainda por cima num torneio «muito competitivo, com boas equipas e excelentes jogadores».

De resto, a prova tem melhorado de ano para ano e, em 2008, poderá vir a contar com a participação de um grande clube inglês, como o Manchester United ou o Chelsea, que este ano enviou um “olheiro” à Guarda para assistir à final. Aliás, ao contrário do que sucedeu na primeira edição, em 2008 a organização poderá vir a debater-se com um excesso de clubes interessados em participar: «Já foi feito um contacto através desse “olheiro” para termos uma dessas equipas inglesas de topo no próximo ano e todas as formações que participaram neste torneio mostraram vontade de voltar, daí que, se calhar, o problema vai ser da quantidade de participantes e não da dificuldade em encontrá-los como aconteceu no princípio», realça António Pissarra, director do torneio. O também vice-presidente do NDS considera que o torneio da Guarda foi o «melhor que se disputou este ano em Portugal com oito equipas, todas de grande nível», mostrando-se ainda «satisfeito» por a cidade ter vivido «três dias de muito movimento».

Na próxima edição, que poderá ter como patrono Daniel Candeias, formado na Desportiva de Fornos de Algodres e que representa actualmente o Varzim por empréstimo do FC Porto, outros concelhos do distrito poderão vir a receber jogos do torneio, adiantou o dirigente, embora o modelo competitivo ainda não esteja definido. Já Vítor Santos, vereador do Desporto na Câmara da Guarda, está esperançado de que este possa ser o «início de um grande torneio de juniores em Portugal», de modo a que se consiga «institucionalizar, a médio prazo, esta prova como uma das melhores a nível nacional». Aliás, para o ano a autarquia promete continuar a apoiar a competição, já que o objectivo é «dar um salto qualitativo em 2008 em termos de torneio e de participantes».

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply