Situado num local central da cidade, o largo do mercado municipal de Trancoso vai sofrer uma profunda remodelação que o tornará mais atraente. O concurso público para a constituição de uma parceria público-privada para a concepção, construção e gestão desta estrutura deverá ser lançado ainda este mês, enquanto que as obras deverão iniciar-se até Setembro de 2008.
O programa do projecto, que «vai «surpreender» pela sua arquitectura, aponta para a construção de um centro comercial na envolvente ao mercado municipal, «que ficará no meio», explica Júlio Sarmento. O autarca trancosense mostra-se convicto do sucesso deste «grande investimento» que representa uma obra «muito importante» para o município, embora ainda esteja numa fase «atrasada» de elaboração do projecto, daí que não queira avançar com um valor previsível a aplicar neste empreendimento. De resto, por exemplo, a área das lojas a construir está dependente do parceiro privado que ganhar o concurso público para a constituição de uma parceria público-privada para a concepção, construção e gestão. Consequentemente, também o número de espaços comerciais que irão compor o centro comercial está por definir, uma vez que este é um projecto «dinâmico» e que «se vai agilizando de acordo com os interessados», realça.
Nesse sentido, há necessidade de «adequar» a área das lojas «ao espaço que as empresas querem» e fazer «ajustamentos de acordo com as exigências do mercado», sendo que há também «uma certa procura» de lojas-âncora. «Mas só após a escolha desse parceiro é que poderemos falar de um projecto definitivo e nos números do investimento», refere o edil, assegurando que não «há acordos, nem conversações» com nenhuns potenciais investidores. No entanto, está confiante de que não vão faltar interessados, até porque esta é uma área que continua em expansão. Esta intervenção destina-se a tornar o actual mercado municipal um local «mais atractivo e funcional», uma vez que se trata de um «espaço que, sendo central, só é utilizado uma vez por semana, o que é manifestamente pouco». Por isso, o objectivo desta intervenção é de forma a «termos um espaço aberto todos os dias da semana», sublinha.
Em relação ao início dos trabalhos, «há uma data limite, já que a obra tem que arrancar até Setembro de 2008 para ficar concluída em Junho de 2009, mas espero que possa ocorrer antes», indica Júlio Sarmento. Entretanto, a Câmara de Trancoso deverá inaugurar até ao final de Setembro a “Casa da Juventude”, um espaço lúdico destinado aos mais jovens, que já está construída próximo das Piscinas Municipais. Falta agora dotar o espaço do equipamento e do mobiliário necessário.
Ricardo Cordeiro