Arquivo

UBI prolonga concurso matemático dirigido às escolas

“Carpe Mat” desafiou alunos a treinar uma equipa de futebol ou a gerir a abertura de balcões de um novo banco

Cerca de duas dezenas de jovens de escolas da região responderam aos desafios matemáticos colocados pela Universidade da Beira Interior (UBI) no concurso “Carpe Mat”, cuja continuidade foi garantida, na última terça-feira, pelos organizadores.

«Para a próxima edição pretendemos dar mais visibilidade a esta iniciativa e ter um número maior de estudantes a participar», refere Rui Pacheco, docente do Departamento de Matemática da UBI. Treinar uma equipa de futebol ou gerir a abertura de balcões de um novo banco na Beira Interior, foram alguns dos desafios propostos no ano lectivo

que agora termina, num concurso aberto aos alunos de escolas da região. Com o título “CarpeMat – desfruta a matemática”, o concurso baseia-se em «problemas matemáticos apelativos» enviados para as escolas de terceiro ciclo e secundárias da região ao longo do ano lectivo. No final, foram atribuídos prémios aos alunos (tais como leitores MP3 e trotinetes) e às escolas (livros de divulgação científica) que apresentaram as melhores soluções.

«É uma ideia simples que esperamos seja eficaz para os jovens se interessarem pela disciplina. É preciso promover o gosto pela matemática quando os alunos ainda são novos e com problemas que lhes despertem a atenção», explica o docente. «Não pretendemos dar caça a super-talentos da matemática. Os problemas que lançamos não são de um grau de dificuldade excessivamente elevado, desta forma podem ser abordados por qualquer jovem suficientemente interessado», sublinha Rui Pacheco, acreditando que esta iniciativa pode ajudar o trabalho dos professores na motivação dos alunos para o estudo da matemática.

Sobre o autor

Leave a Reply