Arquivo

Plataforma logística na Guarda pronta só em 2009

Secretária de Estado anunciou que as seis primeiras estruturas ficarão interligadas nesse ano pelo sistema da Janela Única Logística

A secretário de Estado dos Transportes garantiu esta semana que a Guarda é uma das seis plataformas logísticas que estarão ligadas em rede em 2009, ano em que estará operacional a estrutura informática Janela Única Logística.

«A Janela Única Logística é um serviço através do qual o cliente pode escolher a plataforma, em função de informações como os preços ou as estatísticas do tempo médio de espera para ser atendido», disse Ana Paula Vitorino, em declarações à agência Lusa. De acordo com a governante, o orçamento e o modelo de concepção da Janela Única Logística – uma das medidas incluídas no programa de simplificação administrativa Simplex – será apresentado até ao final deste ano, sendo o projecto desenvolvido ao longo de 2008. Contudo, Ana Paula Vitorino adiantou que o investimento nesta info-estrutura rondará «algumas centenas de milhares de euros», um «investimento muito baixo mas altamente produtivo». Dentro de dois anos, as plataformas logísticas do Poceirão, Castanheira do Ribatejo, Sines, Chaves, Guarda e Cacia (Aveiro) ficarão, assim, interligadas, num sistema que centraliza a informação e documentação relativas às várias entidades que actuam na cadeia logística, designadamente, agentes de navegação, transitários, transportadores terrestres, operadores logísticos, empresas gestoras dos parques logísticos e empresas localizadas nas plataformas logísticas.

De fora, ficarão nessa data, as plataformas de Maia/Trofa, Leixões, Lisboa, Sines e Valença, com prazos de conclusão posteriores a 2009, previstas no plano Portugal Logístico. Este plano inclui duas plataformas urbanas nacionais (Maia/Trofa e Poceirão), quatro portuárias (Leixões, Aveiro, Lisboa e Sines), quatro transfronteiriças (Valença, Chaves, Guarda e Elvas/Caia) e uma regional (Tunes). Esta info-estrutura pretende que as futuras Plataformas Logísticas, em conjunto com os portos nacionais, se posicionem como elementos simplificados, fontes de incremento de valor nas cadeias comerciais.

Sobre o autor

Leave a Reply