Arquivo

Festa da cereja em Freches

Freguesia produz entre 15 a 20 toneladas por ano de diversas qualidades

A Junta de Freguesia de Freches, no concelho de Trancoso, organiza no domingo, no recinto da Escola Primária, a Festa da Cereja. Segundo Carlos Nascimento, autarca local, a iniciativa já se realiza desde 2001 por iniciativa da Junta, uma vez que na localidade produzem-se entre 15 a 20 toneladas por ano de cerejas das mais variadas qualidades.

Existem aproximadamente 30 produtores, que escoam as suas colheitas nos mercados de Trancoso e Celorico da Beira, «além da venda ao longo da Estrada Nacional 102 e ainda a clientes que se deslocam propositadamente a Freches para adquirir cerejas». A venda é feita entre o Chafariz do Vento e o posto de combustíveis situado à saída da freguesia. «Com a Festa da Cereja, pretendemos criar um momento de convívio entre freguesias, assim como divulgar uma das actividades existentes nesta aldeia e que é o nosso orgulho», afirma o presidente da Junta. Para Maria do Céu Santos, uma das produtoras de cerejas de Freches que vai participar, a iniciativa permite divulgar a freguesia enquanto «terra de cereja», mas sobretudo promover a sua qualidade. «A nossa cereja é realmente muito boa», garante, adiantando que costuma vender cerca de 1.500 quilos por ano.

«É bom para nós, porque vem muita gente de fora para provar as cerejas e acabam sempre por comprar», refere. Esta produtora vende o quilo de cerejas «da melhor qualidade» a três euros, enquanto as restantes custam 2,50 euros.

Sobre o autor

Leave a Reply