O Aguiar da Beira conquistou, no último domingo, a Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda (AFG) ao ganhar, pela margem mínima, à Lageosa do Mondego. Graças a esta vitória, num jogo que registou uma boa assistência no Municipal da Guarda, a equipa de Totá vai participar na primeira eliminatória da Taça de Portugal.
A partida foi bastante emotiva e cheia de “tricas” entre os intervenientes, mas o futebol foi de fraca qualidade. Por isso, na primeira parte, apesar de algum domínio do Aguiar da Beira, não se registaram claras oportunidades de golo. Já a etapa complementar começou logo com o golo de Tiago, que acabou por valer a conquista do troféu. Aos 47 , após um livre marcado por Nuno Sena, o jovem aguiarense surgiu ao segundo poste a desviar para o fundo das redes. Em desvantagem, a turma do concelho de Celorico da Beira foi à procura do empate e, aos 56’, esteve perto de o conseguir. Só que David acertou na trave na marcação de um livre. Volvidos 18 minutos, Pedro fez uma grande defesa a remate de Machado e segurou a vantagem da sua equipa. Contudo, a 11 minutos dos 90 , Marcelino foi expulso por ter atingido Tiago, deixando a sua equipa com 10 em campo e David na baliza. Mesmo em inferioridade, a Lageosa nunca virou a cara à luta e, aos 89’, Tino também viu o cartão vermelho directo, deixando as equipas em igualdade numérica. Já em tempo de compensação, a Lageosa voltou a estar perto de marcar, mas a bola não entrou.
Depois do apito final de Fernando Rafael, que esteve bem nas expulsões, o Aguiar da Beira fez a natural festa, enquanto a Lageosa criticou muito o trabalho do árbitro. Entretanto, no domingo, às 17 horas, realiza-se a final da IIª Divisão Distrital entre o Almeida e o Vilanovenses, vencedores das séries A e B, respectivamente.