A Guarda é o tema central do n.º 16 do Boletim Cultural do Inatel, a publicar amanhã pela delegação distrital. Esta edição aborda em 60 páginas os apoios ao associativismo, a cultura no concelho da Guarda e actividades diversas da delegação e das associações.
João Prata, Rui da Eufrázia, José Coelho, Carlos Coelho e Norberto Gonçalves colaboram no primeiro capítulo, enquanto nas actividades do Inatel são focados o Encontrão (encontro nacional dos Centros de Cultura e Desporto), o Encontro de Dirigentes de Teatro Amador e o Concurso de Fotografia (com uma entrevista a Arménio Bernardo), além de textos de reflexão sobre as actividades filarmónicas com textos de Marco Paulo Santos e Tristão Nogueira. O boletim apresenta também o recém-formado grupo de teatro de Aguiar da Beira (Grup’Arte), mas dedica um capítulo especial às actividades culturais do concelho da Guarda com depoimentos de Virgílio Bento (autarquia) e Américo Rodrigues (TMG). Há ainda textos de Victor Amaral sobre os Festivais de Cultura Popular, de Honorato Esteves acerca dos projectos inter-associativos, declarações de Pedro Pires a propósito do êxito do Edifício Cultural de Gonçalo e a radiografia de cinco grupos de teatro amador do concelho.
Na sessão de lançamento do Boletim Cultural serão entregues os prémios do Concurso de Fotografia 2006, ganho por Carla Afonso, seguida de Luís Pena e Eduarda Silva, que vão receber, respectivamente, 300, 200 e 100 euros em material de fotografia. O júri atribuiu ainda duas menções honrosas a Simone dos Prazeres e Pedro Nobre. Participaram 14 concorrentes, que apresentaram um conjunto de sete fotografias sobre o tema “Caminhos”. A exposição consequente, prevista para este mês, foi adiada para Outubro por indisponibilidade do Paço da Cultura, na Guarda.