O município da Guarda, a Junta de Freguesia da Arrifana e a Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da GNR assinaram, na quarta-feira, um protocolo para criar um campo de treino para os militares na freguesia da Arrifana, a cerca de 10 quilómetros do centro da cidade da Guarda. O presidente da autarquia, aquando da assinatura do protocolo sublinhou que se trata de uma infraestrutura «importante e necessária para que a UEPS tenha todas as condições».
Quanto à escolha da Arrifana, Sérgio Costa aponta que estando na «periferia da cidade, não podia haver melhor acessibilidade e localização».
O presidente da Junta de Freguesia da Arrifana, António Fernandes adianta que se trata de um espaço com cerca de «30 hectares» localizado no sentido «Guarda-Vilar Formoso, do lado esquerdo da Arrifana, ao lado da A25». O autarca considera que o espaço escolhido é «perfeitamente isolado e distanciado de habitações ou infraestruturas e com boas acessibilidades porque está perto do nó das autoestradas».
António Fernandes pormenoriza que a Junta de Freguesia, o Município e a UEPS ainda vão «efetivar os procedimentos necessários à consolidação» do Campo de Treinos, mas acredita que, tendo em conta a «necessidade de criar condições para os militares da UEPS, penso que durante o ano de 2025 será uma realidade».