A Linha da Beira Alta deverá abrir, parcialmente, na próxima segunda-feira, num troço de 38 quilómetros entre Celorico da Beira e a Guarda. O restante corredor ferroviário vai continuar fechado para ultimar os trabalhos de modernização e sobretudo para resolver problemas imprevistos no troço Mangualde-Gouveia na sequência da demolição do túnel de Mourilhe, que deixou a plataforma ferroviária instável.
A principal linha ferroviária de ligação à Europa está fechada desde abril de 2022. Segundo o diário “Público”, a nova data para a reabertura (total) da via é o «primeiro trimestre de 2025», de acordo com declarações do presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, no passado dia 16 de outubro à Comissão de Obras Públicas da Assembleia da República. O troço que vai reabrir é, para a CP, pouco importante do ponto de vista comercial, e por isso só terá duas circulações em cada sentido, não apenas de Celorico para a Guarda, mas também para Vilar Formoso. Isto porque, apesar de o troço Guarda-Vilar Formoso ter estado aberto à exploração, só por ali têm circulado comboios de mercadorias que usam a Linha da Beira Baixa.
Assim, a partir de segunda-feira, uma automotora regional sairá de Vilar Formoso às 5h15 e 16h15 para Celorico da Beira, de onde partirá em sentido contrário às 12h20 e 17h20. A viagem demora duas horas com paragens em todas as estações e apeadeiros. O serviço de longo curso continua adiado, com a CP a assegurar o Intercidades da Beira Alta só até Coimbra, de onde partem os autocarros de substituição para as estações que eram servidas pelo comboio na Beira Alta. O investimento previsto para a modernização desta ligação ferroviária é de 600 milhões de euros.
A renovação integral da Linha da Beira Alta (193 quilómetros entre Pampilhosa e Vilar Formoso) é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e destina-se a permitir uma ligação ferroviária mais segura e rápida entre o Centro e o Norte do país e a fronteira com Espanha. A ferrovia encerrou a 19 de abril de 2022 por um período anunciado de nove meses e deveria reabrir em janeiro de 2023. A Infraestruturas de Portugal veio depois a anunciar como data provável novembro de 2023, prazo que foi novamente alterado, passando a ser junho de 2024.