Sociedade

Dia do Exército comemorado na Guarda até domingo

Img 9584
Escrito por Sofia Pereira

Comemorações começaram esta terça-feira na Praça Velha com hastear das bandeiras

As comemorações do Dia do Exército começaram esta terça-feira na Praça Luís de Camões, na Guarda. Pelas 15 horas, centenas de alunos, militares e cidadãos concentraram-se na Praça Velha para cantarem o hino nacional e presenciarem o cerimonial do hastear das bandeiras, que marcou o início da efeméride.
As atividades prolongam-se até ao próximo domingo, com uma exposição de viaturas militares antigas na Praça Velha e as exposições “25 de Abril – 50 Anos”, do fotojornalista Alfredo Cunha; “25 de Abril na perspetiva dos Jovens” e “D. Sancho I”, todas patentes no Museu da Guarda. Até ao final das comemorações vai estar, no Parque Urbano do Rio Diz, a Expo Exército.
Nesta quinta-feira as comemorações decorrem naquele espaço de lazer. Pelas 21h30 está agendado um concerto com o Padre Guilherme, com a participação da Banda Sinfónica do Exército e de Mafalda Santos. A noite de quinta-feira termina com o lançamento de paraquedistas e de fogo de artifício, a partir das 23h30. Entre 25 e 27 de outubro está patente no Teatro Municipal da Guarda e no Parque Urbano do Rio Diz uma exposição tecnológica, e na sexta-feira realiza-se um seminário sobre inovação.
Nessa tarde, pelas 17 horas, decorre a cerimónia de homenagem aos Mortos em Campanha, no Jardim José de Lemos, e logo a seguir a cerimónia de Homenagem ao Regimento de Infantaria Nº12, no Arquivo Distrital das Guarda. À noite, pelas 21h30, no Parque Urbano do Rio Diz realiza-se o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, com participação de Vanda Rodrigues. No sábado, as comemorações começam pelas 9 horas com a “Radical Adventure” Exército 2024, nos Passadiços do Mondego, e para as 12 horas está agendado o desfile militar no Jardim José de Lemos. Às 15 horas começa o Sarau Gímnico e Musical no Pavilhão de São Miguel. Na noite de sábado realiza-se ainda no TMG o concerto da Banda Sinfónica do Exército, com participação da Copituna d’Oppidana e da guardense Rita Morais (os bilhetes do concerto já estão esgotados).
No último dia de comemorações, domingo, pelas 11 horas começa a missa de Ação de Graças e Sufrágio, na Sé da Guarda e para as 12h30 está agendada a Cerimónia Militar. O encerramento das comemorações está agendado para as 17 horas na Praça Luís de Camões, na Guarda.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply