Arquivo

Lista de Joaquim Carreira denuncia irregularidades

Em causa está a omissão dos nomes dos candidatos à presidência da Associação Comercial da Guarda e outros pontos relacionados com os boletins de voto por correspondência

A candidatura liderada por Joaquim Carreira à presidência da Associação Comercial da Guarda (ACG) denunciou, na última terça-feira, junto do presidente da Comissão Eleitoral, Manuel Rodrigues, vários casos de alegadas irregularidades. A Lista B queixa-se de que nos boletins de voto remetidos por correspondência «não constam os nomes dos candidatos das duas listas concorrentes, mas apenas a identificação de “Lista A” e “Lista B”», lê-se na reclamação enviada, a que “O Interior” teve acesso.

Trata-se de uma omissão que, para a candidatura do arquitecto, «viola o disposto no número 1 do artigo 6º do Regulamento Eleitoral dos Estatutos da Associação», que refere que o nome do primeiro candidato para cada órgão também deve ser mencionado. «Esta violação assume particular gravidade, uma vez que os serviços da ACG não estão a remeter junto com os boletins de voto qualquer folha informativa, identificando claramente os nomes dos candidatos de cada lista e os cargos a que se candidatam». Deste modo, para a lista liderada por Joaquim Carreira, «não nos parece que possa haver uma decisão livre dos associados se se mantiver o défice de informação que denunciamos». São também pedidos esclarecimentos sobre a razão porque estão a ser enviados boletins de voto de cor, quando a generalidade dos boletins são impressos em papel branco. Ora, da leitura que esta candidatura faz do Regulamento Eleitoral, «apenas as segundas e as terceiras vias dos boletins devem ser de cor, o que não é o caso que relatamos, sendo boletins de primeiro envio aos associados».

Por último, a lista B diz também ter conhecimento de «que os associados das freguesias rurais do concelho da Guarda estão a receber boletins de voto para a eleição por correspondência», quando, na missiva que os acompanha, se informa que «o boletim de voto (por correspondência) constitui o meio ao dispor dos associados que não possuam uma delegação da ACG no seu concelho». Entretanto, Manuel Rodrigues já respondeu ao protesto e pedido de esclarecimentos solicitado na semana passada por esta mesma candidatura a propósito de uma carta enviada aos associados com os boletins de voto para a eleição por correspondência juntamente com um convite para participarem na gala dos 100 anos da ACG, agendada para esta noite. A candidatura de Joaquim Carreira queria saber se o presidente da Comissão Eleitoral sabia da existência da carta, uma vez que a mesma envolvia «outros assuntos que não as eleições». Na resposta, o actual presidente da mesa da Assembleia Geral da Comercial e conhecido advogado adianta ter sido «à sua revelia» que as cartas com os boletins de voto por correspondência também incluíram o convite para a gala.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply