Região

Rei D. Dinis regressa a Sortelha no “Muralhas com História”

Sortelha
Escrito por Efigénia Marques

A partir de sexta-feira e até domingo, a iniciativa “Muralhas com História” faz a Aldeia Histórica de Sortelha (Sabugal) viajar no tempo.
A XIIª edição da iniciativa organizada pelo município conta as «vivências do reinado de D. Dinis, filho de D. Afonso III, que ascendeu ao trono de Portugal em 1279». Para a região de Sortelha destaca-se a «redação do Tratado de Alcanizes, com o rei de Castela e Leão, Fernando IV, assinado a 12 de setembro de 1297, após um período de tensão e várias incursões militares de ambos os lados, que permitiu definitivamente determinar as fronteiras nacionais e resolveu vários focos de conflito entre os dois países», recorda a autarquia. Durante o fim-de-semana a Aldeia Histórica vai, por isso, regressar ao «quotidiano medieval» com atividades como a «recriação histórica, mercado medieval, acampamento militar, ofícios e vivências, cetraria e animais da quinta, ritmos medievais, animação infantil, artes circenses, torneios de armas a pé e a cavalo, jogos medievais e animação contínua ‘pera cá e pera lá’».
O cenário proporcionado por Sortelha ao “Muralhas com História” permite «aproveitar o património, dando-lhe vida e criando um ambiente ímpar e de forte expressividade». Como em edições anteriores, vai ser possível viajar de transporte coletivo, que faz o percurso de ida e volta entre o Sabugal e Sortelha, e também entre as zonas de estacionamento e o castelo, sempre de forma gratuita. O evento abre portas esta sexta-feira, pelas 9h30, mas o destaque do primeiro dia é o “auto inaugural” marcado para as 18 horas com um cortejo e a recriação do anúncio da assinatura do Tratado de Alcanizes e do fim das guerras com Leão e Castela. No sábado dá-se a chegada do rei D. Dinis (17h30), seguida de folguedos e festa. No último dia, no domingo, as portas voltam a abrir pelo meio-dia e encerram pelas 21h30. O acesso ao recinto tem o curto de dois euros, sendo que as crianças até aos 12 anos não pagam entrada. A organização é do município do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas, Junta de Freguesia de Sortelha e associações locais.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply