Cantos e versos religiosos alusivos à Quaresma vão dar origem a um espectáculo musical do Coro Misto da Covilhã com o grupo de percussão da Associação Cultural da Beira Interior. “Miserere” será apresentado dia 17, na Igreja Matriz de Alpedrinha, e constitui um dos atractivos do programa da “Quadragésima, Ciclo de Tradições da Quaresma”, no Fundão.
Até 8 de Abril, a autarquia, em parceria com a empresa municipal Fundão Turismo, organiza pelo quinto ano consecutivo um evento que promove «tradições religiosas que são muito fortes e continuam vivas no concelho», adianta Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da Cultura. O programa está orçado em 25 mil euros e inclui actividades culturais a par das religiosas, que o município quer usar como pretexto para atrair turistas durante a época pascal. Em destaque estão a Procissão dos Passos (1 de Abril), na Capinha, a Procissão das Pinhas (no mesmo dia), na Barroca do Zêzere, ou a procissão (dia 5), na Soalheira. Realce ainda para a marcha dos penitentes encapuzados, que sai às ruas de Lavacolhos (5 de Abril) à meia-noite, recordando a Via Sacra de Jesus. O programa religioso termina a 6 de Abril, com o Enterro do Senhor, no Fundão.
Na vertente cultural, o auditório da Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, recebe, no sábado, o espectáculo de marionetas “Os Martírios do Senhor ou Auto da Paixão”, pelos Bonecos de Santo Aleixo. No dia 17, a Associação Cultural da Beira Interior apresenta “Miserere”, do maestro Luís Cipriano, a partir dos cânticos religiosos da Quaresma do concelho. Outro espectáculo musical está agendado para dia 24, em local a definir, com a Orquestra Sinfónica e o Ensemble da ESART – Escola Superior de Artes de Castelo Branco. Já no final do mês a população da Fatela interpreta uma peça de teatro comunitário, “Auto da Paixão”, representado na Igreja Matriz da localidade, que revive todos passos de Jesus Cristo, desde a sua prisão à ressurreição. Trata-se de uma tradição antiga, que regressa este ano após muitos anos de interregno.