A 8 de setembro volta a realizar-se a tradicional Romaria da Nossa Senhora da Assedasse na freguesia de Folgosinho, concelho de Gouveia. Trata-se de uma festa que «une o sagrado e o profano, num misto de agradecimento, devoção e festa», segundo explica a Câmara Municipal em comunicado.
A Nossa Senhora de Assedasse é considerada a protetora dos pastores e do gado da montanha, sendo importante na espiritualidade da população da serra da Estrela. A capela da Senhora da Assedasse está localizada a 935 metros de altitude, em Casais de Folgosinho.
A comemoração começa na noite de 7 de setembro com a deslocação de muitas pessoas, que acabam depois por pernoitar no local. No dia 8 as celebrações começam pelas 8h30 na aldeia de Folgosinho, com concentração junto ao Adro de Viriato e de seguida começa a recriação da romaria tradicional até à Capela da Nossa Senhora de Assedasse – um percurso de nove quilómetros (inicia no adro da Igreja Matriz de S. Pedro, segue pela calçada romana dos Galhardos e desce pela Portela de Folgosinho até ao Cruzeiro da Assedasse).