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Almeida quer ser a “Estrela do Interior”

Posto de turismo da vila amuralhada registou cerca de 80 mil visitantes no ano passado

Almeida vai passar a ser conhecida como “Estrela do Interior”. A proposta foi apresentada, no domingo, no seminário “Turismo e Empreendedorismo – Uma Aposta na Competitividade do concelho”. A sugestão terá surgido num plano de marketing realizado por Carla Pais, Dulcinea Catarina Moura e Fernanda Cruz, no âmbito de uma pós-graduação em Marketing Territorial na Universidade da Beira Interior (UBI).

Segundo este estudo, o concelho de Almeida tem na sua posição geográfica, património histórico, recursos naturais e na própria identidade cultural uma vantagem competitiva. Recursos que deverá aproveitar melhor com base neste plano de marketing, que aponta como principal vector o património histórico-cultural edificado das muralhas da Praça de Almeida, Castelo Mendo e Castelo Bom, o pelourinho de Castelo Mendo e de Vale de Coelha, ou a Igreja Matriz de Malhada Sorda. Para além destes, destacam-se também as Termas da Fonte Santa, o Picadeiro D’El Rei, as Casamatas (futuro Museu Militar), a Casa Roda dos Expostos e o Hospital de Sangue. Nesse sentido, deverá haver um reforço de Almeida enquanto destino turístico cultural, uma optimização dos recursos humanos e materiais existentes, bem como uma aposta na comunicação e divulgação do território enquanto produto turístico. A reestruturação da oferta gastronómica e de alojamento, a criação de uma identidade de marca que reforce a imagem do município, a criação de novos produtos turísticos e a revitalização dos existentes, assim como a criação de um Gabinete de Marketing e Comunicação no concelho, são algumas das acções propostas no plano.

Para além disso, é ainda sugerida a criação de lojas de artesanato, um núcleo museológico sobre etnografia e seja fomentado o espírito empreendedor e de cooperação dos residentes, uma vez que aos fins-semana, quando há mais visitantes, os estabelecimentos estão encerrados. Segundo José Morgado, vice-presidente da Câmara de Almeida, o município vai «pôr em prática toda a promoção e divulgação do concelho através de “outdoors”, não só no distrito, mas também em Salamanca e outros pontos do país». Outra ideia retirada deste estudo consiste na divulgação da denominação “Estrela do Interior” a nível europeu, através de tarjas colocadas em camiões. O município pretende ainda lançar um concurso de ideias para a elaboração de uma peça de artesanato identificadora de Almeida e outra de Vilar Formoso. Prevista está igualmente a criação de um centro de estudos e interpretação militar, nas portas de de Santo António. «Será, certamente, um pólo diferenciador e dinamizador do centro de Almeida», acredita José Morgado. Em 2006 visitaram Almeida cerca de 80 mil turistas, no entanto, pensa-se que esse número terá sido superior, já que nem todos terão passado pelo posto de turismo.

Tânia Santos

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