A Câmara Municipal do Sabugal já terminou as obras de reabilitação no Castelo de Alfaiates, pelo que vai ser possível visitar o monumento a partir de sábado. É um novo ponto de interesse turístico do concelho.
«É mais uma infraestrutura que temos disponível para os turistas que nos visitam nesta altura do ano. Criámos condições para termos mais um polo importantíssimo de visitação do território”, disse o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença.
O Castelo de Alfaiates esteve encerrado vários anos sem condições de ser visitado por falta de segurança. «A tutela nunca manifestou interesse em fazer a recuperação do monumento e o município mandou elaborar o projeto de reabilitação», refere o autarca. As obras começaram há quatro anos e representaram um investimento de cerca de 400 mil euros, uma verba que não foi suficiente para os trabalhos.
«São obras muito complexas e só quando se iniciou a primeira fase é que se constatou que era preciso ir mais além. Parámos a obra e reformulámos o projeto. Lançámos outra empreitada e a obra ficou no total em cerca de 900 mil euros», assinala Vítor Proença, que era vice-presidente na autarquia quando a intervenção foi iniciada. O autarca salienta que a obra «está muito bem conseguida».
O castelo de Alfaiates está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1982. As obras de reabilitação são inauguradas no próximo sábado, ficando disponível a partir desse dia para visitas com entrada gratuita.