No fim de semana de 13 a 14 de julho, o clube de patinagem artística do NDS da Guarda participou no V Torneio Cidade de Coimbra, obtendo o terceiro lugar na categoria de Competição e também na classificação geral.
Atualmente o clube guardense conta com 35 alunos, entre os seis e os 19 anos de idade, tendo este mês vários alunos alcançado altas classificações no torneio de Coimbra. Na Formação A destacaram-se João Dinis Malaca (o único aluno masculino do clube), que ficou em segundo lugar na categoria de Iniciação e Benjamins, e Ana Teresa Rodrigues que ficou em terceiro lugar na categoria de Infantis e Iniciados. Já na Pré Competição B, na categoria de Iniciação e Benjamins, Diana Santos conseguiu o primeiro lugar, enquanto que Ana Leonor David conseguiu o mesmo feito na Competição A de Juniores e Ariana Gonçalves ganhou a Competição B de Iniciados.
A equipa é treinada por Filipa Jardim, que afirma que «o clube está agora a crescer muito», estando de momento mais de 10 jovens em lista de espera. Os alunos treinam no Pavilhão de S. Miguel e no Inatel, tendo em conta a carga horária permitida para a modalidade, sendo que segundo Filipa Jardim a patinagem artística tem direito a apenas sete horas semanais durante a época escolar. «A época de patinagem decorre o ano inteiro e no verão temos mais tempo para treinar porque não há mais modalidades, mas para crescer ainda mais precisamos que a Câmara nos dê mais horas nos pavilhões ao longo do período escolar, para que assim possamos aceitar ainda mais atletas» acrescenta Filipa Jardim.
Este fim de semana a equipa vai participar nas provas de níveis, nas Caldas da Rainha, onde os alunos poderão subir de nível no desporto, havendo mais torneios e competições a partir de setembro, incluindo o Torneio Nacional em novembro, onde a atleta do clube Lara Pinto, de 16 anos, ficou apurada. Filipa Jardim acredita que a patinagem é um desporto que tem evoluído nos últimos anos, pois «há cerca de 10 anos, da Guarda a Castelo Branco, não havia nenhum clube de patinagem e neste momento há cerca de quatro ou cinco e quanto mais visibilidade houver mais pessoas ficam interessadas no desporto e consequentemente no nosso clube».