A Águas do Vale do Tejo (AdVT) investiu 2,3 milhões de euros na reabilitação do sistema de abastecimento de água de Penamacor. A empreitada destina-se a «garantir um sistema de abastecimento mais resiliente na região da Beira Baixa e melhorar a qualidade da água fornecida» aos 8.000 habitantes daquele concelho.
«Este investimento é essencial para melhorar a resiliência do sistema de abastecimento de água à população do município de Penamacor», refere em comunicado a empresa multimunicipal de abastecimento de água e saneamento, sediada na Guarda. Segundo a AdVT, que integra o Grupo Águas de Portugal, a «operação do sistema verá reduzidos os impactes sociais e ambientais associados à sua exploração, permitindo alcançar melhorias significativas na fiabilidade do serviço prestado e na redução dos custos de energia dado que o transporte de água é gravítico».
Numa altura em que se perde quase um quarto da água ainda antes de chegar à torneira dos consumidores, esta reabilitação quer também contribuir para «reduzir as perdas de água decorrentes das roturas que se verificavam devido à desadequação funcional do sistema». A Empreitada de Reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água a Penamacor foi anunciada em setembro de 2020 e concluída no terceiro trimestre do ano passado. A Águas do Vale do Tejo espera que esta empreitada venha a ser comparticipada em 1,8 milhões de euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).