Arquivo

Santos e Pecadores e Ana Malhoa em Manteigas

XIVª Mostra de Actividades e Feira de Artesanato decorre no fim-de-semana do Carnaval

Manteigas promete muita animação para o fim-de-semana do Carnaval, entre os dias 17 e 20, em mais uma edição da tradicional Mostra de Actividades e Feira de Artesanato. Santos e Pecadores, na noite de sábado, e Ana Malhoa, na segunda, são os “cabeças de cartaz” de um certame que costuma atrair, habitualmente, dois a três mil visitantes. Durante quatro dias terá ainda lugar a Rota Gastronómica do Concelho, em que oito restaurantes promovem uma ementa regional a preços que variam entre 10 e 35 euros.

A autarquia optou este ano por fazer uma selecção «mais aplicada» dos expositores, pelo que há «um pouco menos» de stands comparativamente a edições anteriores para não haver dois espaços de mostra. A Praça Municipal de Manteigas, em frente à Câmara, vai receber um total de 63 expositores, entre entidades, associações, artesanato, produtos regionais, comércio e indústria. José Manuel Biscaia, presidente do município, sublinha que, com esta iniciativa, a edilidade dá o seu contributo para que «a Serra tenha alguma festa carnavalesca durante este período», destacando a presença de Santos e Pecadores (dia 17) e Ana Malhoa (19). Um cartaz em que o Carnaval fica «bem preenchido durante todo o fim-de-semana», sublinha, acrescentando que a vila serrana é «sempre muito visitada nesta altura». Na noite de 18 de Fevereiro o espectáculo está a cargo de três colectividades de Manteigas: a Escola de Música da Banda Boa União – Música Velha, Orquestra de Sopros “Música Nova” e o Grupo de Música Popular “Os Narcisos”.

Na terça-feira de Carnaval realiza-se, de manhã, a tradicional prova de Queijo Serra da Estrela e, à tarde, tem lugar o tradicional desfile pelas principais ruas da vila com a participação das escolas e associações do concelho, entre outras entidades. O orçamento do evento não ultrapassa os 100 mil euros: «Estamos a retrair-nos porque ninguém nada em dinheiro, embora seja um valor bem gasto», considera o autarca, que espera que Manteigas «seja procurada por quem decide passar o Carnaval fora de casa». Mas as actividades não se ficam por aqui, pois a 4 de Março decorre a XXVª edição dos 12 quilómetros Manteigas-Penhas Douradas, que incluem provas de montanha, de BTT – Up Hill e caminhada pedestre. Depois Acontecem depois o XXIº Concurso Fotográfico e a 8ª edição do Concurso Literário – Prémio Dr. João Isabel.

Biscaia recorda túneis da Serra da Estrela

À margem de apresentação da Mostra de Actividades, José Manuel Biscaia destacou a necessidade de «acessibilidades qualificadas» a Manteigas. Neste particular, «melhor do que o IC6, entre Covilhã e Coimbra, os túneis da Serra da Estrela, passando por Manteigas, seriam uma boa solução e, talvez, com menos custos», realçou. O autarca recordou que, durante os governos de António Guterres, foram elaborados dois estudos favoráveis à construção de três túneis de ligação entre Covilhã-Verdelhos-Manteigas-Gouveia e Seia, mas lamentou que a ideia nunca tenha saído do papel. De resto, apesar de Manteigas estar localizada em plena Serra da Estrela, o edil queixa-se que o seu município é «aquele que menos capacidade tem para entrar na serra», referindo que as duas ligações rodoviárias para Piornos (ER 338) e Gouveia (EN 232) «não são dignas do século XXI». Para Biscaia, se os túneis fossem construídos ficariam a ganhar os distritos de Guarda, Castelo Branco e Viseu, que passariam a ter «uma ligação mais rápida e directa». Por isso, insiste que o projecto de atravessamento do maciço central é de grande importância para a região: «A sua construção é uma atitude política que alguém irá resolver», acredita.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply