Investimento privado ultrapassa os dois milhões de euros para reabilitar 10 casas com capacidade para acolher 56 hóspedes
Dez casas da Aldeia Histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, estão a ser reabilitadas para dar lugar a 17 unidades de alojamento com lotação para 56 pessoas. É uma obra pensada pela empresa familiar Story Studios e representa um investimento superior a dois milhões de euros. O empreendimento é inaugurado na segunda-feira.
Márcia Vidal, uma das responsáveis da empresa, adianta que a oportunidade de investir neste negócio surgiu «em 2019, depois do nosso parceiro, o Turismo de Fundos, fazer a aquisição e obras de reabilitação dos imóveis» em Sortelha. Em todos imóveis intervencionados foi respeitada a «arquitetura das casas e fachadas», realça a empresária, referindo que os hóspedes recebem uma cesta de produtos regionais e locais. A Story Studios já tem unidades de alojamento em Coimbra e no Piódão. Sortelha é o terceiro local escolhido e para o futuro já estão a ser preparados investimentos em Monsanto (Idanha-a-Nova). «O interior do país é uma área de interesse porque que é uma zona onde o turismo é pouco massificado, pelo que temos potencial para crescer. O património é bem preservado e há zonas muito bonitas para visitar», enaltece Márcia Vidal.
Por tudo isto, a responsável admite ter uma «boa expetativa» para o negócio em Sortelha e espera que, até ao final do ano, haja «pelo menos 30 por cento de ocupação», à semelhança do que tem acontecido no Piódão. «É um projeto de grande dimensão», considera o presidente da Junta de Freguesia de Sortelha. Jorge Lourenço recorda que, «na década de 60/70, uma sociedade composta por uma série de empresários adquiriu estas dez casas» e agora a Story Studios transformou-as em «17 alojamentos, entre T0, T1 e T2», que vão ser inaugurados na próxima segunda-feira, «embora algumas casas já estejam a funcionar». A aposta em Sortelha é uma «mais-valia» porque estamos a «aumentar em larga escala a capacidade de dormidas», principalmente quando há a visita de «grupos» à localidade, sublinha o autarca.
Sortelha recebe turistas durante «todo o ano» e estes alojamentos têm um «impacto local grande» uma vez que dinamizam a região – seja por incentivo à abertura de novos negócios ao nível da restauração, bares e turismo. Mas Jorge Lourenço nota também um «impacto imediato na aldeia», uma vez que entre estas dez casas degradadas algumas estavam «em ruínas, com o telhado caído», pelo que a sua remodelação e restauro é um «benefício imediato para quem nos visita». Na opinião do presidente da Junta de Freguesia, as casas estão «com requinte» e diz mesmo que é uma «opinião generalizada». Já a aposta da Story Studios em Sortelha tem um «valor incalculável para a aldeia», assume o presidente da Junta.